Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

AFD firma parceria com a Compesa para investimento de R$ 1,2 bi no saneamento de Pernambuco

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e o Grupo Agence Française de Développement (AFD) firmaram um acordo de cooperação para apoiar a modernização e a ampliação da produção de água potável em Pernambuco. A parceria envolve financiamento de 200 milhões de euros (cerca de R$ 1,2 bilhão). Os investimentos devem assegurar oferta de água potável para cerca de cinco milhões de pessoas.

O acordo ocorre em meio à reestruturação do modelo de saneamento no Estado, no qual a Compesa passará a atuar prioritariamente como produtora de água potável, responsável pela captação, tratamento e entrega do recurso às concessionárias. Pernambuco enfrenta desafios históricos de acesso à água, como perdas elevadas, intermitência no abastecimento e desigualdades regionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Os recursos do Grupo AFD serão destinados a 23 subprojetos do programa +Água Pernambuco, organizados em três eixos: ampliação da oferta de água, com novas captações e modernização de sistemas; preservação do recurso e adaptação climática, incluindo redução de perdas, automação, telemetria e eficiência energética; e apoio à transformação institucional da Compesa, com assistência técnica, estudos, auditorias e fortalecimento de políticas de governança.

O presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, afirma que a companhia já possui planejamento detalhado das ações previstas, envolvendo ampliação de sistemas adutores, modernização das estruturas existentes e automação de estações elevatórias e de bombeamento. "A partir de agora, é mão na massa para executar e entregar as obras."

Para o diretor do Grupo AFD no Brasil, Dominique Hautbergue, a parceria impulsiona um interesse comum. "Trabalhando de forma integrada, avançamos em uma prioridade compartilhada: reduzir desigualdades de acesso à água e saneamento e fortalecer a resiliência do setor diante dos riscos climáticos", diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline