Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Acordo Mercosul-UE representa marco histórico, diz nota conjunta ministerial

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) afirmaram em nota conjunta que a assinatura do Acordo de Parceria Mercosul - União Europeia, realizada hoje em Assunção, representa um marco histórico para as relações entre os dois blocos.

"Fruto de mais de 26 anos de negociações, o Acordo criará uma área de livre comércio com cerca de 720 milhões de pessoas e Produto Interno Bruto (PIB) de mais de US$ 22 trilhões. Em termos de população e tamanho das economias envolvidas, trata-se de um dos maiores acordos bilaterais de livre comércio do mundo", diz o comunicado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

As pastas afirmam ainda que, para além de sua dimensão econômico-comercial, o Acordo reafirma a parceria entre as duas regiões, "alicerçada em valores e interesses comuns - como a defesa da democracia, do multilateralismo e dos direitos humanos".

A nota destaca ainda que, além do acordo em questão, foram assinados, desde 2023, acordos com Singapura e com a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), composta por Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. Além disso, estão em negociação, fora da América Latina, acordos com Emirados Árabes Unidos, Canadá e Vietnã, bem como a ampliação do acordo de preferências tarifárias com a Índia.

"Paralelamente, vêm sendo promovidos diálogos comerciais com diversos outros parceiros estratégicos, entre os quais o Japão, com o qual foi recentemente estabelecido um Marco de Parceria Estratégica.", afirmam os ministérios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline