Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

509 outorgas de usinas foram revogados em 2025, a pedido das empresas, diz Aneel

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta terça-feira, 6, que ao longo de 2025 foram revogadas 509 outorgas de usinas solares e eólicas, somando aproximadamente 22 gigawatts de potência elétrica. Conforme o balanço apresentado, essas revogações foram solicitadas pelas empresas.

Os pedidos ocorrem quando o empreendedor entende que o projeto não é viável. Em geral, o encerramento dos contratos também pode ocorrer após descumprimento de cláusulas contratuais e de normas regulatórias. Em setembro do ano passado, a diretoria colegiada revogou a outorga da empresa Gold Energia para atuar na comercialização de energia elétrica, por exemplo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Nesta terça, também foi informado que 158 empreendimentos de geração de energia elétrica solicitaram a revogação da outorga, nos termos da lei da conversão da Medida Provisória (MP) com a modernização do marco regulatório do setor elétrico, sancionada no ano passado.

A Lei abriu a possibilidade para a revogação, sem penalidades, de 348 empreendimentos de geração de energia elétrica, especificamente aqueles que tiveram prorrogação do prazo para enquadramento no desconto das tarifas de uso da rede, mas não assinaram o contrato de uso do sistema.

O prazo para esse pedido encerrou em 26 de dezembro de 2025. O conjunto 158 empreendimentos que pediram a renovação somam R$ 1,04 bilhão em valor da garantia dos projetos. Dos 190 que não pediram a renovação no prazo, o valor da garantia dos projetos totaliza R$ 1,41 bilhão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline