O cão Guapo, de 11 anos, que atuava em operações de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (RS), morreu nesta segunda-feira (28). Ele passou por uma eutanásia, após ser diagnosticado com um câncer no abdômen. Da raça labrador retriever, o animal recebeu uma homenagem no 4º Batalhão de Santa Maria.
Guapo fez parte de várias operações, como Brumadinho, Petrópolis e também "trabalhou" nas enchentes do RS. Ele estava aposentado desde 4 de julho de 2024.
O 1º sargento Alex Sandro Teixeira Brum, de 47 anos, que era companheiro de Guapo nas operações se emocionou e relembrou como foram os últimos dia antes do cão morrer. "Deixou seu legado e nunca será esquecido por nós, meu grande amigo Guapo. Cuida de mim, Guapo. Um dia vamos nos encontrar, e eu vou tocar bolinha no açude para você buscar, com certeza", afirmou Brum. Assista ao vídeo no fim da matéria.
Nas redes sociais, o governo do RS publicou uma homenagem ao cão. "Ele também levou conforto e alegria em ações de cinoterapia no Hospital Universitário de Santa Maria e em visitas a escolas. Homenageado com medalhas e moções por sua bravura, será sempre lembrado. Nossa gratidão ao Bombeiro Guapo, que cumpriu com honra sua missão de salvar vidas", escreveu o perfil.
LEIA MAIS: Lojas do Terminal Urbano fecham após operação da PM e Receita Federal
Nota do Corpo de Bombeiros Militar do RS
"É com profundo pesar que nos despedimos do cão de busca e salvamento Guapo, companheiro inseparável do 1º Sargento Brum.
Guapo dedicou sua vida ao salvamento de pessoas, atuando em grandes missões como Brumadinho/MG (2019), Petrópolis/RJ (2022), no apoio à Gendarmeria na Argentina (2018), nos desastres no Vale do Taquari (2023 e 2024) e em tantas outras operações marcantes no Rio Grande do Sul.
Além de suas missões, também levou alegria e conforto por onde passou, com sua atuação em projetos de cinoterapia e visitas a escolas.
Guapo foi homenageado com medalhas e moções por sua bravura e dedicação, mas, acima de tudo, será lembrado pelo amor que espalhou e pela esperança que trouxe a tantas famílias.
Fica aqui a homenagem do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul para o Bombeiro Guapo (cão de busca e salvamento) que cumpriu a nobre missão de salvar vidas."
Veja o vídeo:
Corpo de Bombeiros Militar do RS
As informações são do G1.
Deixe seu comentário sobre: "Vídeo mostra adeus emocionante a cão que atuou nas enchentes do RS"