Após três meses de relativa tranquilidade, Kiev, a capital ucraniana, voltou a ser fortemente bombardeada pela Rússia nesta segunda-feira (10). Em um dos ataques mais agressivos, 11 civis já morreram e 64 estão feridos. Moscou atacou, ainda, outras grandes cidades do país vizinho.
Vladimir Putin, presidente russo, afirmou que os mísseis lançados são parte de uma "forte resposta" ao bombardeio que aconteceu no sábado (08), na Crimeia, península ucraniana anexada pela Rússia em 2014. Putin acusou a Ucrânia pela autoria da explosão.
O líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, negou a responsabilidade e acusou a Rússia de querer causar pânico e caos em seu país.
LEIA MAIS: Pista de Congonhas é fechada após estouro em pneu de avião
O bombardeio desta manhã (10) atingiu principalmente Shevchenkivskyi, o distrito central de Kiev. Conforme a polícia, centenas de pessoas passavam no momento pelo local. Uma câmera de segurança flagrou o momento em que o míssil atingiu a ponte de vidro em Kiev e as imagens estão chocando todo o mundo. Assista:
Dois dias depois do audacioso ataque à ponte da Crimeia, que liga a península anexada em 2014 ao território russo, as forças de Vladimir Putin fizeram nesta segunda-feira (10) o mais amplo ataque a cidades da Ucrânia em mais de três meses. pic.twitter.com/Qoh5OjfpAM
continua após publicidade— Folha de S.Paulo (@folha) October 10, 2022
Outras cidades do país, que até então estavam sendo poupadas dos ataques russos, também estão sendo atingidas nesta segunda-feira (10). Lviv, que fica perto da fronteira com a Polônia, é um exemplo.
A Uniam, uma das maiores agências de notícias da Ucrânia, informou ainda que vários mísseis atingiram Dnipro, um importante centro industrial na região da capital do país, e as cidades de Zhytomyr, Ternopil e Khmelnytskyi.
Segundo o Ministério da Defesa da Ucrânia, a Rússia disparou ao menos 83 mísseis contra Kiev, Lviv e Zaporizhzhia. Kiev diz ter interceptado e abatido 40 deles.
Fonte: Informações do g1.
Deixe seu comentário sobre: "Vídeo: Bombardeio russo deixa 11 mortos em Kiev, capital da Ucrânia"