Vídeo: ativistas jogam sopa de tomate em obra de Van Gogh
No Instagram do grupo, uma postagem questiona se "a arte vale mais que a vida, mais do que comida, mais do que justiça"
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Ativistas jogaram sopa de tomate no quadro "Sunflowers", de Vicente Van Gogh, na manhã desta sexta-feira (14), em uma galeria de Londres, na Inglaterra. A ação, segundo o grupo Just Stop Oil, da qual as jovens fazem parte, é uma forma de protesto contra as mudanças climáticas.
De acordo com as informações da imprensa local, as duas mulheres entraram em uma sala da National Gallery e lançaram duas latas de sopa de tomate na obra, que é de 1888. O ataque não causou danos ao quadro, já que ele é protegido por um vidro.
Leia também: Homem ataca quadro da Mona Lisa no Museu de Louvre
Assista:
NOW - Climate activists defile Van Gogh's Sunflowers at the National Gallery and glued themselves to the wall.pic.twitter.com/XgRDqyEqUO
— Disclose.tv (@disclosetv) October 14, 2022
A agência de notícias Reuters divulgou a informação que "oficiais agiram rapidamente depois que as ativistas lançaram uma substância no quadro". "As duas manifestantes foram detidas por crime de dano."
O caso está repercutindo nas redes sociais. No Instagram do grupo, uma postagem questiona se "a arte vale mais que a vida, mais do que comida, mais do que justiça".
A National Gallery se manifestou sobre o episódio. O comunicado diz que, após arremessarem sopa de tomate na obra, a dupla colocou as mãos na parede em que o quadro se encontra.
Statement from the National Gallery pic.twitter.com/DuZhTbAvbH
— National Gallery (@NationalGallery) October 14, 2022
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline