Verão começa nesta sexta-feira e contará com novas ondas de calor
Meteorologistas apontam que novas ondas de calor, como as registradas nos últimos meses, serão vistas ainda
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O verão começa oficialmente às 00h27 desta sexta-feira (22) e, segundo a empresa de serviços meteorológico Climatempo, a estação contará com várias "surpresas", como novas ondas de calor — fator que fará os termômetros registrarem temperaturas elevadas — e chuva acima da média em certos estados do país.
O verão é conhecido como a estação mais quente do ano, mas, desta vez, a passagem dele ficará marcado por conta da atuação do El Niño. O fenômeno fará com que os estados do oeste brasileiro registrem temperaturas acima da média, principalmente o Acre, Amazonas, Rondônia, região central do Pará e leste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A empresa meteorológica mostra ainda que o Espírito Santo, Bahia e sul do Piauí também serão atingidos com a onda de calor.
- LEIA MAIS: El Niño deverá continuar pelo menos até abril de 2024
A região amazônica contará com um agravante durante a estação, que serão chuvas abaixo da média. Em contrapartida, partes dos estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, além do Nordeste, devem registrar chuvas acima da média.
De acordo com Gilvan Sampaio, meteorologista e coordenador-geral de Ciências da Terra do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), o verão será marcado por temperaturas intensas. "Vamos ter ainda ondas de calor, como as registradas nos últimos meses", comenta.
Sampaio ressalta temperaturas recordes e as frequentes ondas de calor são uma consequência direta do El Niño. A meteorologista Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também aponta o fenômeno como pivô das ondas de calor intenso.
De acordo com ela, as temperaturas devem ficar acima da média entre dezembro e janeiro, período em que o El Niño atinge seu ápice. "De agosto para cá, mensalmente as temperaturas estão ficando acima da média. Até mesmo acima dos meses referentes a 2016. Isso mostra uma tendência de um verão com termômetros elevados", afirma.
O verão se estende até 20 de março, às 00h06.
Com informações do G1.
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline