MAIS LIDAS
VER TODOS

Meteorologia

Verão começa nesta sexta-feira e contará com novas ondas de calor

Meteorologistas apontam que novas ondas de calor, como as registradas nos últimos meses, serão vistas ainda

Da Redação

·
O verão começa no início desta sexta-feira (22)
Icone Camera Foto por Foto ilustrativa/Pixabay
O verão começa no início desta sexta-feira (22)
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.12.2023, 10:15:40 Editado em 21.12.2023, 10:25:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O verão começa oficialmente às 00h27 desta sexta-feira (22) e, segundo a empresa de serviços meteorológico Climatempo, a estação contará com várias "surpresas", como novas ondas de calor — fator que fará os termômetros registrarem temperaturas elevadas — e chuva acima da média em certos estados do país.

continua após publicidade

O verão é conhecido como a estação mais quente do ano, mas, desta vez, a passagem dele ficará marcado por conta da atuação do El Niño. O fenômeno fará com que os estados do oeste brasileiro registrem temperaturas acima da média, principalmente o Acre, Amazonas, Rondônia, região central do Pará e leste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A empresa meteorológica mostra ainda que o Espírito Santo, Bahia e sul do Piauí também serão atingidos com a onda de calor.

- LEIA MAIS: El Niño deverá continuar pelo menos até abril de 2024

continua após publicidade

A região amazônica contará com um agravante durante a estação, que serão chuvas abaixo da média. Em contrapartida, partes dos estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, além do Nordeste, devem registrar chuvas acima da média.

De acordo com Gilvan Sampaio, meteorologista e coordenador-geral de Ciências da Terra do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), o verão será marcado por temperaturas intensas. "Vamos ter ainda ondas de calor, como as registradas nos últimos meses", comenta.

Sampaio ressalta temperaturas recordes e as frequentes ondas de calor são uma consequência direta do El Niño. A meteorologista Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também aponta o fenômeno como pivô das ondas de calor intenso.

continua após publicidade

De acordo com ela, as temperaturas devem ficar acima da média entre dezembro e janeiro, período em que o El Niño atinge seu ápice. "De agosto para cá, mensalmente as temperaturas estão ficando acima da média. Até mesmo acima dos meses referentes a 2016. Isso mostra uma tendência de um verão com termômetros elevados", afirma.

O verão se estende até 20 de março, às 00h06.

Com informações do G1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Verão começa nesta sexta-feira e contará com novas ondas de calor"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!