Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
PAPA EMÉRITO

Vaticano inicia funeral público de Bento XVI em basílica

Antes do velório público, o corpo de Bento XVI estava sendo velado de forma privada e bastante restrita no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Vaticano inicia funeral público de Bento XVI em basílica
Autor Velório de Bento XVI - Foto: Divulgação/ Vatican News

O Vaticano abriu na manhã desta segunda-feira (2) o velório público na Basílica de São Pedro para que os fiéis se despeçam do papa emérito Bento XVI, em rito que será encerrado na próxima quinta-feira (5) com uma missa rezada por Francisco.

Pouco antes da abertura formal às 9h (hora local), por volta das 8h50, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, esteve no local para prestar sua última homenagem ao religioso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Já a premiê italiana, Giorgia Meloni, entrou na igreja minutos após a abertura. Ela estava acompanhada pelo subsecretário da Presidência do Conselho de Ministros, Alfredo Mantovano, e pelo ministro da Agricultura, Francesco Lollobrigida.

Logo nas primeiras horas da manhã, a fila de fiéis já reunia centenas na Praça São Pedro. Segundo estimativas do governo de Roma, cerca de 30 mil a 40 mil pessoas devem comparecer ao funeral diariamente.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes do velório público, o corpo de Bento XVI estava sendo velado de forma privada e bastante restrita no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, local onde Joseph Ratzinger permaneceu os quase 10 anos após renunciar ao comando da Igreja Católica.

Conforme o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, o papa Francisco foi o primeiro a ir ao convento para se despedir do alemão após saber de sua morte, ocorrida na manhã do último sábado (31).

Ratzinger tinha 95 anos e vivia recluso no mosteiro. Nos últimos anos, vinha apresentando problemas de saúde ligados à “idade avançada”. Pouco antes do Natal, o religioso sofreu uma piora e o papa Francisco chegou a pedir orações pelo estado “muito grave” do alemão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, durante a semana, Bento XVI continuava a participar da rotina local, ajudando em missas privadas. Ainda de acordo com Bruni, as últimas palavras ditas por ele foram “Senhor, te amo”, na noite da última sexta-feira (30). (ANSA).

Com informações: Isto é

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline