Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

USP está entre as 100 melhores do mundo em quatro áreas do conhecimento; veja quais

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A USP está entre as 100 melhores universidades do mundo em quatro áreas do conhecimento, segundo o mais recente The World University Ranking by Subjects 2026, divulgado em 20 de janeiro pela consultoria britânica Times Higher Education (THE). O ranking internacional destacou a universidade brasileira em Direito (52ª posição), Educação (61ª), Medicina e Saúde (81ª) e Artes e Humanidades (96ª).

De forma geral, a USP é a universidade brasileira mais bem classificada em todas as 11 áreas do conhecimento avaliadas pelo ranking.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

As universidades americanas ocupam a primeira posição em oito áreas, só perdendo a liderança nas áreas de Ciências da Computação e de Medicina e Saúde, para a britânica Universidade de Oxford e, na área de Psicologia, para a Universidade de Cambridge, também britânica.

Liderando nas áreas de Artes e Humanidades, Negócios e Economia, e Ciências Sociais, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) foi a instituição que mais ocupou a primeira posição.

O ranking emprega os mesmos 18 indicadores utilizados na classificação mundial, adaptados para cada área de conhecimento, que pode abranger diversos cursos. A área Medicina e Saúde, por exemplo, inclui os cursos de medicina, odontologia, enfermagem e outros cursos relacionados à saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os indicadores são agrupados em cinco grandes pilares:

- ensino (ambiente de aprendizagem);

- ambiente de pesquisa (volume, renda e reputação);

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

- qualidade da pesquisa (força, excelência e influência da pesquisa);

- perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa);

- indústria (renda e patentes).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A USP também se destacou nos principais rankings da consultoria britânica divulgados no fim do ano passado. No ranking geral, o THE World University, publicado no dia 9 de outubro, a USP foi a universidade latino-americana mais bem classificada, na posição 201-250.

Já no THE Latin America University Ranking, divulgado no dia 3 de dezembro, a Universidade confirmou a hegemonia e manteve a liderança entre as universidades da região.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline