O Dia da Terra, comemorado anualmente em 22 de abril, ganha destaque com um tema crucial: a promoção do uso das energias renováveis. Sob o slogan "Nosso Poder, Nosso Planeta", a proposta é unir as sociedades em torno da energia renovável com o objetivo ambicioso de triplicar a produção de eletricidade limpa até 2030.
- LEIA MAIS: Lula lidera em rejeição pelo eleitorado para 2026, aponta pesquisa
A data serve como um chamado à ação para governos, empresas e cidadãos em todo o mundo, destacando a importância de uma transição energética sustentável para o futuro do planeta. A expectativa é que essa mobilização global ajude a acelerar os esforços para reduzir a dependência de fontes de energia poluentes e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
É como detalha o Earthday.org, uma organização cujo objetivo é diversificar, educar e ativar o movimento ambiental globalmente.
Dados recentes mostram que a energia renovável está em ascensão. A Organização das Nações Unidas (ONU) destaca que “a energia está no centro do problema da crise climática e também é fundamental para sua solução”. A entidade diz que grande parte dos gases de Efeito Estufa (GEEs) que causam a mudança climática vem da queima de combustíveis fósseis (como carvão, petróleo e gás) para gerar eletricidade e calor.
Em contrapartida, as energias renováveis emitem pouco (ou nenhum) poluente ou GEEs no ar; também são mais baratas, menos poluentes – pois não contaminam o ar como as fontes de energia fóssil, por exemplo – além de também gerarem empregos.
Portanto, com foco em evitar os impactos mais negativos da mudança climática, “as emissões precisam ser reduzidas quase pela metade até 2030 e chegar a zero líquido até 2050”, observa a ONU.
A ONU ainda alerta que a meta de triplicar a capacidade instalada de energia renovável até 2030 não está sendo cumprida, apesar do aumento na capacidade de energia renovável registrado em 2024.
“Embora 2024 seja outro marco na capacidade e no crescimento da energia renovável, o progresso ainda está aquém dos 11,2 terawatts necessários para se alinhar com a meta global de triplicar a capacidade instalada de energia renovável até 2030.”
Deixe seu comentário sobre: "Uso das energias renováveis ganha destaque no "Dia da Terra""