Tubarão laranja encontrado pela primeira vez surpreende cientistas
Ginglymostoma cirratum foi visto na parte costarriquenha das águas marítimas caribenhas

Uma descoberta inédita agitou a comunidade científica: um tubarão-lixa laranja foi avistado pela primeira vez nas águas caribenhas da Costa Rica. A captura, que ocorreu durante uma pescaria esportiva no ano passado, chamou a atenção dos pesquisadores.
- LEIA MAIS: Robô humanoide capaz de engravidar é desenvolvido por cientistas
Em parceria, cientistas do Brasil, Venezuela e Costa Rica documentaram o caso. Suas descobertas sobre o animal foram publicadas em 1º de agosto na revista científica Marine Biodiversity.
O tubarão, com cerca de 2 metros de comprimento, foi capturado a 37 metros de profundidade e solto logo depois. Sua pele de cor amarelo-alaranjada indica uma condição genética rara chamada xantocromismo, que causa um excesso de pigmentos amarelados na pele. Este é o primeiro caso de xantismo documentado na espécie no Caribe.
O fato de o animal ter sido encontrado vivo surpreendeu os pesquisadores, já que cores vibrantes geralmente prejudicam a camuflagem e a sobrevivência. "Esta descoberta única sugere que o xantismo não impede a sobrevivência desta espécie", afirmaram os autores no artigo. As informações são do Metrópoles.