Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Tornado destrói escola e casas em Farroupilha, no RS, com ventos de mais de 100km/h

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Um tornado de curta duração atingiu a cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, na terça-feira, 23. A tempestade teve ventos que superaram 100 km/h, que destruíram 15 residências e uma escola.

Até a apuração mais recente da reportagem, feita no fim da noite da terça-feira, havia apenas danos materiais, sem vítimas, de acordo com a Defesa Civil Estadual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A Escola Municipal José Chesini sofreu destelhamento quase total e alagamentos internos, informa a prefeitura. "A limpeza e a colocação de lonas já estão em andamento. Ninguém estava no prédio durante o temporal e não houve feridos."

Já nas casas, há queda de fiação elétrica sobre vias, o que aumenta o risco para quem circula na área. A prefeitura disse que acionou o desligamento da rede elétrica.

A cidade de cerca de 72 mil habitantes fica na Serra Gaúcha, a 110 quilômetros de Porto Alegre, perto de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Flores da Cunha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual confirmou o tornado por meio da análise de imagens aéreas do desastre na comunidade de Vila Rica, interior de Farroupilha.

Elas mostram que o padrão de danos indica que os destroços foram espalhados para diferentes direções, o que caracteriza o fenômeno.

Às 12h58, o Centro de Operações enviou alerta laranja para a região de Farroupilha, incluindo a localidade atingida, com potencial para chuva, vento e raios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Defesa Civil de Farroupilha solicita que a população não se desloque até os locais afetados. "A medida é necessária para garantir o atendimento às famílias prejudicadas e para preservar a segurança de todos."

Já a Defesa Civil do Rio Grande do Sul diz que irá avaliar os danos e organizar as próximas ações de reconstrução. "A orientação é clara: não vá até as áreas atingidas. As equipes estão mobilizadas e trabalhando para garantir segurança e assistência às famílias", reforça. "A equipe da 9ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, com sede em Caxias do Sul, esteve na cidade de Farroupilha para apoiar a gestão local no levantamento dos danos e eventuais medidas de gerenciamento do desastre que serão adotadas", informou.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline