MAIS LIDAS
VER TODOS

Pesquisa

‘Teste do Saci’ indica se uma pessoa corre mais risco de morte

Um estudo indica que se uma pessoa não conseguir se manter em pé em uma perna só, ela corre um risco maior de morte

Da Redação

·
A análise foi divulgada pelo British Journal of Sports Medicine (BJSM), na última terça-feira (21)
Icone Camera Foto por Reprodução
A análise foi divulgada pelo British Journal of Sports Medicine (BJSM), na última terça-feira (21)
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.06.2022, 11:20:02 Editado em 23.06.2022, 11:20:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um estudo indica que se uma pessoa não conseguir se manter em pé em uma perna só, ela corre um risco maior de morte. A análise foi divulgada pelo British Journal of Sports Medicine (BJSM), na última terça-feira (21).

continua após publicidade

O diretor de pesquisa e educação da Clinimex (Clínica de Medicina do Exercício), o médico Claudio Gil Soares de Araújo, alegou que não conseguir ficar nessa posição indica um risco maior do que ser cardíaco ou hipertenso, por exemplo.

"É um risco muito maior do que ter diagnóstico de doença coronariana, ser obeso, hipertenso ou ser dislipidêmico. Por isso é prioridade que o médico avalie também a capacidade de ficar em uma perna só", diz o especialista.

continua após publicidade

Os responsáveis pelo estudo queriam saber se havia uma relação entre aptidão física e problemas de saúde com morte. Então, fizeram uma pesquisa com 1.702 pessoas na faixa etária de 51 a 75 anos, no período entre 2009 e 2020.

Os cientistas recomendaram o teste de ficar em uma perna só aos participantes, já que a partir dos 50 anos, o equilíbrio, que faz parte da aptidão física, começa a ser afetado.

Ainda de acordo com os pesquisadores, aos 70 anos mais da metade das pessoas não consegue se manter por muito tempo na posição.

continua após publicidade

Assim, alguns sinais foram associados àqueles com essa incapacidade. Há o risco de uma queda, certamente, mas também a perda do equilíbrio pode ser associada a outras situações, chances maiores de derrame e demência.

Por outro lado, para amenizar a situação, os pesquisadores recomendam a prática de exercícios. Inclusive o de manter-se na posição do teste, em uma perna só, durante pelo menos 10 segundos, diariamente.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "‘Teste do Saci’ indica se uma pessoa corre mais risco de morte"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!