Temporal com microexplosão gera estragos em cidade de SC; veja
Imagens de câmeras de segurança e vídeos registrados por moradores mostram a intensidade do vento
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Um temporal acompanhado de ventos fortes atingiu o município de Videira, no Oeste de Santa Catarina, na noite desta sexta-feira (28), deixando um saldo de prejuízos materiais. Segundo levantamento da Defesa Civil, cerca de 50 edificações foram afetadas, incluindo residências, empresas e estruturas de publicidade (outdoors). O órgão confirmou a ocorrência de uma microexplosão, quando uma corrente de ar desce da nuvem e se espalha violentamente ao tocar o solo, podendo superar 100 km/h. Veja vídeo abaixo
-LEIA MAIS: Grávida e jovem ficam feridos em acidente com caminhão em Apucarana
A tempestade, que teve início por volta das 20h50, provocou a queda de árvores e a interdição de quatro vias. Os bairros mais atingidos foram Vila Verde, Oficina, Quartel, Vinhedo, São Francisco e a Linha Santa Lúcia. Apesar da gravidade dos estragos, não houve registro de feridos.
O Corpo de Bombeiros Militar atendeu a sete ocorrências relacionadas ao evento climático, focando na desobstrução de vias, retirada de lama e distribuição de lonas para as casas destelhadas.
Na rodovia SC-135, foi necessária uma operação de limpeza que utilizou cerca de 25 mil litros de água para remover detritos e lama trazidos pela força da água, restabelecendo a segurança no tráfego.
Imagens de câmeras de segurança e vídeos registrados por moradores mostram a intensidade do vento. Em uma empresa de plásticos, parte do telhado e das paredes cedeu, danificando produtos e computadores. Em um posto de gasolina, objetos foram arrastados pela área externa.
A Defesa Civil manteve, neste sábado (29), o alerta de risco moderado para novos temporais. A previsão indica instabilidade climática em todo o estado para a tarde e noite de domingo (30) e para a segunda-feira (1º), com possibilidade de descargas elétricas (raios), rajadas de vento; chuva intensa; e queda de granizo.
A Defesa Civil também confirmou a ocorrência de uma microexplosão — fenômeno onde uma corrente de ar desce da nuvem e se espalha violentamente ao tocar o solo, podendo superar 100 km/h. Houve queda do telhado da delegacia e moradores registraram uma piscina sendo arremessada pelo vento.
Na Grande Florianópolis, o temporal danificou a cobertura de um supermercado no bairro Pagani. Parte da estrutura atingiu carros que estavam estacionados.
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline