Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
ONDA DE FRIO INTENSA

Tempo mudará a partir de quinta-feira devido à chegada de frente fria

A onda de frio fará com que as temperaturas se aproximem de zero e traz a chance de neve ou chuva congelada para algumas regiões

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Tempo mudará a partir de quinta-feira devido à chegada de frente fria
Autor O tempo começa a mudar a região Sul do Brasil a partir de quinta-feira (28) - Foto: Pixabay

O tempo deve mudar a partir de quinta-feira (28) na região Sul do Brasil, por conta da chegada de uma frente fria. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de frio fará com que as temperaturas se aproximem de zero e traz a possibilidade de neve ou chuva congelada.

Alguns setores do país tiveram o mês de julho com valores acima da média, algo fora do normal. Conforme o Inmet, isso se deve a um bloqueio atmosférico de alta pressão, que favoreceu o tempo seco e manteve as temperaturas intensas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

No entanto, a frente fria deve romper esse bloqueio, acarretando em uma mudança climática. No Rio Grande do Sul, existem cidades que podem apresentar variação de 21ºC em menos de 48h. A onda de frio intenso também vai atingir o Sudeste do Brasil.

Mamedes Luiz Mello, meteorologista do Inmet, concedeu uma entrevista ao UOL e explicou que massas de ar polar como essa são comuns neste período do ano.

"Estamos em período de inverno. O que seria anormal era se o tempo ficasse sempre quente. Já estamos em um padrão com média mais quente do que outros invernos."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O frio deve chegar a quais regiões?

O Sul do Brasil será a primeira área a ser atingida pela massa de ar polar. O fenômeno irá avançar para outras regiões, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso.

Temperaturas previstas para o fim de semana

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A queda das temperaturas será mais evidente no fim de semana. No sábado, a temperatura mínima prevista para Florianópolis é de 8ºC e a máxima de 20ºC; em Curitiba, os termômetros devem variar entre 7ºC e 18ºC.

Em Campo Grande, a mínima do sábado deve ser de 12ºC e a amplitude térmica é grande, com máximas no mesmo dia podendo chegar aos 27ºC. Na cidade de São Paulo, a mínima prevista na sexta-feira (29) é de 15ºC e no sábado é de 10ºC.

Em Santa Catarina e nas regiões sul e oeste do Paraná, os sistemas de meteorologia também preveem uma ventania com rajadas de entre 50km/h e 70km/h na quinta-feira (21).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o especialista do Inmet, municípios das Serras gaúcha e catarinense devem sofrer as maiores quedas de temperatura entre a sexta-feira (29) e o sábado (30). Em Bom Jesus (SC), por exemplo, os termômetros têm previsão de máxima de 27ºC na quinta-feira e mínima de 6ºC na sexta-feira, mais de 20ºC de diferença.

Municípios como Lages (SC), São Francisco de Paula e São José dos Ausentes (RS) devem ter as menores temperaturas do país durante a onda de frio. "Nessas áreas, há condições das temperaturas chegarem até os dois graus, eu arriscaria até falar que em torno de zero graus entre sexta e sábado", diz o meteorologista do Inmet.

Segundo o Climatempo, apesar de haver divergência entre os modelos meteorológicos, há chances de neve ou chuva congelada serem registradas no sábado (29) na região de serra de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, ainda que sejam pequenas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A onda fria não deve durar muito tempo, porém, a expectativa é de que a partir do domingo (31) as temperaturas voltem a subir no país.

A expectativa, segundo a especialista do Climatempo, é de que o calor volte às regiões a partir da próxima sexta-feira.

Com informações do UOL.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline