Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Tarcísio: Turma mentirosa fala que tarifa da Sabesp aumentou

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que há "turma mentirosa" dizendo que a tarifa da Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) aumentou após a privatização durante balanço de sua gestão em 2025 nesta quinta-feira, 18, no Palácio dos Bandeirantes. A gestão estadual tem defendido que o aumento de 6,11% nas contas se deve somente à reposição inflacionária do IPCA acumulado entre julho de 2024 e outubro de 2025.

"Para aquela turma mentirosa que fala 'ah, a tarifa aumentou', olha o depoimento que tivemos. Seis milhões de pessoas beneficiadas com a tarifa social", disse Tarcísio. "A lei federal fala em 50% de desconto, nós temos 50%, 72% e 78%. Sustentamos isso com apoio do fundo de universalização, sem destruir valor do meu parceiro privado."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

De acordo com o governo, a recomposição tarifária seguiu o previsto no contrato, levando-se em conta a inflação acumulada nos 16 meses iniciais desde a desestatização, em julho de 2024. Nos próximos ciclos, o cálculo voltará a ser baseado em 12 meses.

Tarcísio disse que o contrato da Sabesp prevê investimentos para universalização do saneamento até 2029 e argumentou que os baixos índices históricos de tratamento de esgoto em municípios como Guarulhos, Perus, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato refletem "décadas de ausência de planejamento e investimentos". O Estado foi governado pelo PSDB desde 1994.

Ele afirmou ainda que parte desse passivo começou a ser enfrentada com a ampliação do acesso à água e ao esgoto, inclusive em áreas informais e favelas que antes estavam fora do contrato. O governador mencionou também um segundo ciclo de investimentos até 2034, voltado à modernização da rede e à redução de perdas, e disse que o volume total previsto, de R$ 260 bilhões, não permite soluções imediatas para problemas estruturais acumulados ao longo de anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline