Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
INCIDENTE

SpaceX perde contato com Starship após propulsor da nave explodir

A empresa do bilionário Elon Musk, SpaceX, realizou o lançamento da nave mais poderosa do mundo, a Starship, neste sábado (18)

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SpaceX perde contato com Starship após propulsor da nave explodir
AutorO propulsor da Starship explodiu após a decolagem - Foto: Reprodução

A empresa do bilionário Elon Musk, SpaceX, realizou o lançamento da nave mais poderosa do mundo, a Starship, neste sábado (18). A decolagem do foguete poderia ter sido bem-sucedida se o propulsor do veículo espacial não tivesse explodido.

De acordo com a empresa, o problema causou um corte na comunicação com a cápsula, que não era tripulada. A explosão do propulsor Super Heavy (parte inferior da nave) aconteceu cerca de três minutos após o lançamento, após ele se separar da cápsula Starship (parte superior). A SpaceX admitiu que isso não era programado, mas disse que sabia da possibilidade de um incidente.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"O propulsor sofreu uma rápida desmontagem não programada logo após a separação do estágio, enquanto os motores da nave funcionaram por vários minutos em seu caminho para o espaço", afirmou a empresa.

"Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship enquanto a SpaceX busca tornar a vida multiplanetária".

- LEIA MAIS: Vídeo mostra Starship, da SpaceX, explodindo logo após decolagem; veja

publicidade

Cerca de 10 minutos após o lançamento, a empresa informou que perdeu contato com a cápsula. "Perdemos os dados do segundo estágio. Achamos que podemos ter perdido o segundo estágio", disse o engenheiro de integração da SpaceX, John Insprucker. A transmissão foi encerrada em seguida e, desde então, a SpaceX não deu mais detalhes sobre o voo.

O objetivo da empresa de Musk é que o teste contribua para futuras missões para a Lua e Marte. "Esta é mais uma oportunidade de colocar a Starship em um ambiente real de voo, maximizando o quanto aprendemos", disse a companhia, antes da missão.

Mesmo com os imprevistos, a missão foi comemorada por Elon Musk. "Parabéns, equipe SpaceX!", disse o bilionário em seu perfil no X (antigo Twitter).

publicidade

Com informações do G1.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline