Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
PESQUISA

Setor de serviços do Paraná cresce acima da média nacional em agosto

Estado teve alta de 2,9% no setor em agosto, superando os 2,5% do país

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Setor de serviços do Paraná cresce acima da média nacional em agosto
AutorNas atividades turísticas, a variação em relação a agosto de 2024, por exemplo, foi 10,4% superior - Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

O setor de serviços do Paraná cresceu acima da média nacional em agosto, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (14), o crescimento no Estado foi de 2,9%, enquanto o índice do país ficou em 2,5%.

LEIA MAIS: Victoria’s Secret Fashion Show 2025: veja data e horário do desfile

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O mesmo cenário se repetiu, com uma vantagem um pouco menor, na comparação do acumulado de 12 meses. No período atual, o Paraná vislumbra um crescimento de 3,3% em relação ao mesmo período de tempo anterior. Já a média nacional registrou uma elevação de 3,1%.

Considerando ainda o volume de serviços entre janeiro e agosto de 2025, no comparativo com os mesmos meses de 2024, o Paraná teve um desempenho igual ao da média brasileira. Nos dois casos, o índice foi de 2,6% de aumento.

Já com relação à receita nominal, que é um retrato de quanto dinheiro foi movimentado de maneira bruta pelas empresas do setor, o Estado apresentou 7,1% a mais do que em agosto de 2024. O País teve uma performance muito parecida, com exatamente 7% de incremento no setor.

publicidade

O Paraná apresentou números similares no acumulado do ano e no acumulado dos 12 meses anteriores. Levando em conta o espaço de tempo entre janeiro e agosto, neste ano a receita foi 6,8% superior ao mesmo recorte do ano anterior. Contabilizando os 12 meses anteriores, esse porcentual sobe para 7,2%.

TURISMO – A receita nominal das atividades turísticas também mereceu destaque no levantamento do IBGE. A variação em relação a agosto de 2024, por exemplo, foi 10,4% superior. O mesmo bom resultado se repete quando são considerados os oito primeiros meses de cada ano. Nesse caso, o salto em 2025 atingiu 10,9%. No acumulado dos últimos 12 meses, o período atual apresenta 11,6% de crescimento de receitas em relação aos 12 meses imediatamente anteriores.

Se o dinheiro movimentado no turismo teve um incremento considerável, o volume de atividades dessa natureza também registrou aumento, mas um pouco mais modesto, em todos os filtros de comparação. O melhor resultado é relativo aos últimos 12 meses, em relação ao mesmo período de tempo anterior. Nesse extrato, o crescimento paranaense foi de 7,5%. Quando o foco se concentra no acumulado de janeiro a agosto, a elevação entre 2024 e 2025 alcançou a marca de 5,8%. E, por fim, observando apenas o mês de agosto dos dois anos, o índice positivo ficou em 4%.

publicidade

PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 pessoas ou mais ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline