Seis cidades já decretaram emergência após fortes temporais em SC
Decisão foi tomada devido aos prejuízos causados por chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e pela rápida elevação do nível dos rios
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Seis municípios de Santa Catarina — São João do Itaperiú, Luiz Alves, Balneário Barra do Sul, Petrolândia, Lontras e Ibirama — decretaram estado de emergência nesta terça-feira (25) após os temporais que atingiram o estado na segunda-feira (24). A decisão foi tomada devido aos prejuízos causados por chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e pela rápida elevação do nível dos rios.
📰 LEIA MAIS: Renato Freitas revela que será pai e saiu de pré-natal antes de briga
A situação mais crítica ocorreu em Luiz Alves, no Vale do Itajaí, que registrou 180,2 mm de chuva em 24 horas, volume superior à média prevista para todo o mês de novembro. O acumulado provocou deslizamentos, alagamentos extensos e deixou moradores ilhados.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) resgataram pelo menos 26 pessoas. Em Massaranduba, a chuva causou pontos de inundação e levou à evacuação de duas escolas estaduais.
📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp
Com o decreto, os municípios passam a ter acesso prioritário a recursos estaduais para atendimento imediato à população, reconstrução de estruturas danificadas e apoio logístico. A Defesa Civil informa que 33 cidades tiveram ocorrências relacionadas ao temporal e que mais de 800 residências foram afetadas. Segundo o órgão, a formação de um ciclone extratropical entre o Sul e o Sudeste do país intensificou a instabilidade.
As equipes seguem no levantamento de danos e monitoramento de novas áreas de risco. A orientação é para que a população evite encostas, margens de rios e pontos alagados até que a condição climática se estabilize.
Tempestade atingiu 25 cidades deixando 113 desalojados
Uma forte tempestade que atingiu Santa Catarina entre domingo (23) e esta segunda-feira (24) causou destruição em pelo menos 25 municípios, deixando 113 pessoas desalojadas e oito desabrigadas. De acordo com a Defesa Civil Estadual, 361 residências foram afetadas pelas chuvas intensas que castigaram o estado.
Seis municípios decretaram situação de emergência devido aos estragos. Em Lontras, 60 casas foram atingidas, enquanto Ibirama registrou 12 desalojados e 51 habitações afetadas. Joinville foi uma das cidades mais impactadas, com oito desabrigados, 100 desalojados e 200 residências atingidas, após registrar 77,4 mm de chuva em 24 horas.
A região de Luiz Alves registrou o maior volume pluviométrico, com 181,6 mm de chuva acumulados em um dia, sendo quase 100 mm em apenas seis horas. Em Balneário Barra do Sul, onde caíram 150 mm de chuva em 12 horas, 100 pessoas ficaram desalojadas e as atividades escolares foram canceladas para esta segunda-feira. As equipes de defesa civil continuam monitorando a situação e prestando auxílio às famílias afetadas.
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline