Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

São Paulo inicia vacinação contra gripe em estações e terminais nesta segunda

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A prefeitura da capital paulista inicia nesta segunda-feira, 9, uma campanha de vacinação contra a gripe (vírus influenza) nas estações de transporte público da cidade, além do Shopping Butantã. O imunizante está disponível para toda a população, a partir dos 6 meses de idade, desde 19 de maio, nos postos de vacinação do município.

A ação acontece até o dia 27 de junho, de segunda a sexta-feira, com exceção do feriado de Corpus Christi, nos dias 19 e 20 de junho. O objetivo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é aumentar o número de vacinados, levando o imunizante a locais de grande circulação de pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A população poderá se vacinar nas seguintes estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitano (CPTM) e terminais:

- Estação Luz - CPTM: das 8h30 às 17h;

- Estação Engenheiro Goulart - CPTM: das 8h30 às 17h;

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

- Estação São Miguel - CPTM: das 8h30 às 17h;

- Estação Itaim Paulista - CPTM: das 8h30 às 17h;

- Estação Corinthians-Itaquera - CPTM: das 8h30 às 17h;

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

- Estação Perus - CPTM: das 8h30 às 17h;

- Estação Pirituba - CPTM: das 8h30 às 17h;

- Estação Pinheiros - Linha 9-Esmeralda ViaMobilidade: das 8h30 às 17h;

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

- Estação Vila Prudente - Metrô: das 9h às 16h (não haverá vacinação nos dias 11 e 12 de junho);

- Terminal Rodoviário do Tietê: das 9h às 16h;

- Terminal de Ônibus Sacomã: das 8h às 16h;

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

- Terminal de Ônibus Cachoeirinha: das 9h às 16h;

- Terminal de Ônibus Dom Pedro II: das 9h às 17h;

- Terminal de Ônibus Cidade Tiradentes: das 8h30 às 17h (a vacinação se encerra no dia 16 de junho).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A imunização também acontece no Shopping Butantã, das 10h às 17h (com início em 11 de junho), e continuará normalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Aos sábados, há vacinação nas assistências médicas ambulatoriais (AMAs)/UBSs integradas, no mesmo horário.

A vacina está disponível para os públicos prioritários no município desde o dia 28 de março. Até a última segunda-feira, 3, cerca de 1,9 milhões de doses da vacina contra a gripe foram aplicadas. Entre o público prioritário (idosos, crianças menores de 6 anos e gestantes), a cobertura vacinal geral está em 37,3%, segundo dados da SMS.

Entre os idosos, 39% foram vacinados. A taxa cai para 33,4% entre crianças de 6 meses a menores de 6 anos, e para 30,8% entre gestantes. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% da população prioritária - na capital paulista, isso corresponde a 2,9 milhões de pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vacinação em baixa e síndromes respiratórias em alta

Segundo o infectologista Rodrigo Lins, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), os números da cobertura vacinal no município e no Estado de São Paulo estão muito abaixo do esperado. "A (vacina contra) influenza costuma ter de 60 a 70% de cobertura", diz.

A baixa adesão à vacina preocupa especialistas, especialmente diante do aumento dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza A e pelo vírus sincicial respiratório (VSR) no Brasil. Segundo o último boletim InfoGripe, da Fiocruz, 15 das 27 capitais brasileiras estão com níveis de SRAG classificados como alarmantes, de risco ou alto risco, com tendência de crescimento a longo prazo. São Paulo, por exemplo, integra a lista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em todo o País, de acordo com o levantamento da fundação, já foram notificados quase 84 mil casos em 2025. Destes, quase metade apresentou resultado positivo para algum vírus respiratório. Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os positivos foi de 38,9% de influenza A, 0,9% de influenza B, 47,3% de VSR, 15,9% de rinovírus e 1,7% de covid-19.

Além disso, o número de óbitos é motivo de alerta: 73,4% das mortes por síndrome respiratória grave nesse período são associadas ao vírus influenza A, 12,8% ao VSR, 10,4% ao rinovírus, 5,1% à covid-19 e 1,3% ao influenza B.

Segundo especialistas consultados pelo Estadão, embora o aumento de SRAG seja esperado nesta época do ano, os números estão ultrapassando as expectativas. "Temos visto um aumento muito importante no número de casos de influenza em todo o País, e é a primeira vez (desde a pandemia) que a gente tem a influenza passando a covid-19 em número de óbitos e internações", alerta Juarez Cunha, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe pode prevenir de 60% a 70% dos casos graves e mortes causados pelo influenza. Estudos também indicam que ela contribui para reduzir o risco de enfarte, acidente vascular cerebral (AVC) e outras complicações cardiovasculares, como explicamos aqui.

Idosos, crianças pequenas e gestantes são os mais vulneráveis aos prejuízos provocados pelo vírus, por isso se enquadram como público prioritário. De acordo com a Fiocruz, entre idosos predominam os óbitos por influenza A. Já entre as crianças, o maior número de casos graves e mortes está associado ao rinovírus, mas também ao influenza A.

Além disso, a médica Gisela Gosuen, consultora da SBI, lembra que a importância da vacinação vai além da proteção individual. "Com a vacina, você também está promovendo proteção em massa, porque não adquire a infecção e, com isso, interrompe o ciclo de transmissão", descreve.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV