Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
ENSINO SUPERIOR

Saiba o que fazer após a divulgação oficial das notas do Enem

O resultado pode ser conferido na página do participante.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Saiba o que fazer após a divulgação oficial das notas do Enem
AutorPlaneje seu futuro; caso não tenha sido aprovado no curso desejado, aproveite o conhecimento adquirido no exame para explorar novas oportunidades, como cursos técnico. - Foto: Foto por Jose Cruz/Agência Brasil

O resultado do Enem(Exame Nacional do Ensino Médio), uma das principais formas de entrar em um ensino superior no Brasil, pode ser conferido nesta segunda-feira, no site do inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Os estudantes avaliados na prova realizada 3 e 10 de novembro, contendo linguagens, ciências humanas, ciência da natureza, matemática e redação, o resultado pode ser conferido na página do participante.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Oque eu faço com as notas?

Inscreva-se nos processos seletivos: participe de processos como o SiSU (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), que utilizam as notas do Enem.

Planeje seu futuro; caso não tenha sido aprovado no curso desejado, aproveite o conhecimento adquirido no exame para explorar novas oportunidades, como cursos técnico.

publicidade

Em quais programas são disponíveis para aplicar minha nota?

SISU

publicidade

Com a nota do Enem em mãos, o candidato pode se inscrever no SiSU, sistema administrado pelo MEC (Ministério da Educação), que oferece vagas em universidades públicas de todo o Brasil. O período de inscrições ocorre de 17 a 21 de janeiro, conforme o cronograma do programa.

Ao fazer o login, o sistema carrega automaticamente as notas obtidas pelo candidato na edição do Enem válida para o processo seletivo.

Durante a inscrição, o candidato preenche um questionário socioeconômico e escolhe até dois cursos de sua preferência. É importante lembrar que as opções de curso podem ser alteradas durante todo o período de inscrições.

publicidade

Podem se inscrever no SiSU candidatos que tenham obtido nota superior a zero na redação.

ProUni

Outra opção para os candidatos é o ProUni, que utiliza a nota do Enem para oferecer bolsas de estudo, tanto integrais quanto parciais (50% do valor da mensalidade), em cursos de graduação em instituições privadas. Este programa é destinado a estudantes de baixa renda, que não têm condições financeiras para arcar com a totalidade dos custos de um curso superior.

publicidade

Para se inscrever, é necessário ter participado de pelo menos uma das duas edições mais recentes do Enem, com média mínima de 450 pontos nas cinco provas do exame.

Assim como no SiSU, o candidato não pode ter obtido zero na redação do Enem nem ter se inscrito como treineiro.

No ProUni, caso seja selecionado, o candidato precisa comprovar a renda familiar bruta mensal por pessoa. Para obter a bolsa integral, a renda não pode ultrapassar um salário mínimo e meio, e para a bolsa parcial, a renda da família não pode chegar a ser mais de 3 salários mínimos

publicidade

Fies

O Fies utiliza a nota do Enem para permitir a inscrição de candidatos em cursos superiores pagos. Criado em 2001, o programa visa financiar a educação superior para estudantes que não tenham condições de pagar integralmente pelos custos de sua formação.

Para participar do Fies, o candidato precisa ter obtido no Enem, no mínimo, 450 pontos nas provas e nota superior a zero na redação. Além disso, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até três salários mínimos.

publicidade

Esses programas oferecem excelentes oportunidades para quem deseja ingressar no ensino superior, proporcionando diferentes formas de acesso e apoio financeiro.

As informações são do CNN

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline