Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Sabesp passa a reduzir pressão de água diariamente das 19h às 5h na Grande SP

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A partir desta segunda-feira, 22, a Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) vai ampliar em duas horas o tempo da redução da pressão noturna na região metropolitana de São Paulo, passando de 8 horas para 10 horas diariamente. O horário será das 19h às 5h do dia seguinte.

A decisão cumpre uma solicitação feita pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo (Arsesp).

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"A medida é preventiva e de contingência temporária com a finalidade de preservar os níveis de água dos reservatórios e mananciais que abastecem a região metropolitana de São Paulo, coberta pelo Sistema Integrado Metropolitano (SIM)", disse a companhia.

Ainda de acordo com a Sabesp, a iniciativa faz parte do trabalho integrado entre a companhia de abastecimento, Arsesp, SP Águas e o Governo do Estado de São Paulo para realizar o monitoramento e minimizar os impactos da escassez de água e preservar o nível dos mananciais.

Chuvas abaixo da média

publicidade

A região metropolitana vem enfrentando uma sequência de anos com chuvas abaixo da média. Como o Estadão mostrou, os sete sistemas de água que abastecem as cidades da região metropolitana de São Paulo operam no menor nível dos últimos 10 anos para o mês de agosto.

Reunindo os sistemas Cantareira, Guarapiranga, Rio Grande, Rio Claro, Alto Tietê, Alto Cotia e São Lourenço, o Sistema Integrado Metropolitano (SIM) funcionava em 19 de agosto, com 39,9% da sua capacidade. Foi o menor volume para a data desde 2015, quando a região sofreu com uma crise hídrica histórica. Em 19 de agosto daquele ano, os reservatórios operaram com apenas 10,6% do volume total.

Nesta segunda-feira, 22, o volume total dos mananciais da região metropolitana de São Paulo está em 31,9%.

publicidade

"A gestão da demanda noturna é uma medida eficiente porque ajuda a economizar água, reduz perdas e causa menos impacto para a população, por ser executada no período de menor demanda", explicou o diretor-presidente da Arsesp, Thiago Mesquita Nunes. (Colaborou Caio Possati)

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline