Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Sabesp anuncia redução do volume de água retirado do Sistema Cantareira

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Sabesp anunciou nesta sexta-feira, 29, a diminuição do volume de água retirado do Sistema Cantareira. A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas) reduziram o volume autorizado de 31 m3/s para 27 m3/s.

A redução do volume está em linha com medidas adotadas pelo governo de São Paulo para preservar os níveis dos reservatórios, segundo nota divulgada à imprensa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A iniciativa ocorre em meio à diminuição do nível dos reservatórios do Sistema Cantareira, que atingiu volumes inferiores a 40% em agosto, associada às chuvas abaixo da média nos últimos meses. Neste momento, o Sistema - formado pelos reservatórios Jacareí, Jaguari, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro - registra 35,23% de volume útil.

Como medida de mitigação, a Sabesp poderá utilizar, além dos 27 m³/s autorizados no Cantareira, a vazão transposta no reservatório de Jaguari, na bacia do rio Paraíba do Sul, para o reservatório de Atibainha, com a vazão total limitada ao valor outorgado de 33 m³/s.

Outras medidas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta semana, a Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo (Arsesp), por orientação da SP Águas, determinou que a Sabesp reduzisse a pressão na distribuição de água na região metropolitana de São Paulo (RMSP) das 21 horas às 5 horas. A medida garante uma economia de 4m? por segundo, calcula a companhia.

A medida é válida até que sejam recuperados os níveis dos reservatórios que abastecem a região metropolitana. A agência também solicitou à concessionária que apresente um Plano de Contingência específico para a RMSP.

Enquanto isso, o governo de São Paulo tem promovido uma campanha de conscientização da população para a redução do consumo por meio de medidas práticas. Entre elas, a contenção de vazamentos, o uso de chuveiros eficientes e o uso de máquinas de lavar com carga completa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline