O estado do Rio Grande do Sul, que foi devastado no início do ano por conta das fortes chuvas, está novamente em alerta para o risco de inundação. Deste domingo (22) até a próxima quarta-feira (25), regiões do estado poderão ter acumulados de chuva de até 300 milímetros. Nos quatro dias, pode chover o correspondente ao volume somado de dois meses.
- LEIA MAIS: Paraná envia mais de 1,3 milhão de unidades de medicamentos ao RS
Os 300 mm correspondem à soma do que chove em junho e julho historicamente em Porto Alegre, que são dois dos três meses de maior precipitação na região. Diante da situação, a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta.
A expectativa de volumes expressivos de chuva em poucos dias é ocasionada, segundo a Defesa Civil, pela chegada de uma frente fria que avança no Rio Grande do Sul a partir da noite deste domingo. O fenômeno chega associado a uma baixa pressão na Argentina.
A situação mais preocupante se refere às regiões da Campanha, Sul, Litoral Sul e Costa Doce. O alerta da Defesa Civil para as chuvas tem quatro graus: normal, atenção, alerta e severo. De maneira geral, quanto mais ao sul, maior a gravidade da situação. As informações são do Metrópoles.
Deixe seu comentário sobre: "Rio Grande do Sul pode ter dois meses de chuva em quatro dias"