'Respiração anal': japoneses desenvolvem técnica que pode substituir intubação
Se comprovada eficaz, a ventilação enteral poderá se tornar uma alternativa para pacientes com graves problemas respiratórios
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Pesquisadores japoneses desenvolveram um método experimental, denominado ventilação enteral, que permite fornecer oxigênio ao organismo através do intestino. A técnica consiste em bombear um líquido rico em oxigênio para dentro do órgão, cuja densa rede de vasos sanguíneos absorve o gás e o distribui pela corrente sanguínea.
📰 LEIA MAIS: Tornado atinge o Paraná e deixa rastro de destruição em São José dos Pinhais
O estudo, liderado pelo médico e pesquisador Takanori Takebe, foi inspirado no modo de respiração intestinal de um peixe conhecido como dojô (loach). Após testes bem-sucedidos em camundongos e porcos, a pesquisa recebeu o prêmio IgNobel em 2024, reconhecimento satírico que celebra estudos que "fazem rir e depois pensar".
📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp
Recentemente, a técnica foi testada pela primeira vez em humanos, em uma fase inicial voltada apenas para verificar a segurança do procedimento. Durante o experimento, 27 homens receberam uma infusão líquida no intestino por uma hora, sem apresentar efeitos adversos graves – apenas alguns casos de flatulência. A próxima etapa da pesquisa será utilizar o líquido rico em oxigênio para avaliar sua efetividade na absorção pelo corpo.
Se comprovada eficaz, a ventilação enteral poderá se tornar uma alternativa para pacientes com graves problemas respiratórios que não podem ser intubados pela via tradicional. A técnica dialoga, ainda de forma curiosa, com um elemento do folclore japonês: segundo algumas lendas sobre o kappa (um ser mitológico), os humanos possuiriam um shirikodama – uma "pequena bola da alma" localizada no ânus.
Com informações da DW Brasil
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline