MAIS LIDAS
VER TODOS

Igreja católica

Quem foi São João? Saiba mais sobre a história do primo de Jesus

João Batista, que é celebrado em 24 de junho, tem uma particularidade: não há nenhum registro de milagres praticados por ele

Fabio Grellet (via Agência Estado)

·
Jesus Cristo enalteceu a figura de João Batista ao longo de toda a vida
Icone Camera Foto por Reprodução/Pixabay
Jesus Cristo enalteceu a figura de João Batista ao longo de toda a vida
Escrito por Fabio Grellet (via Agência Estado)
Publicado em 24.06.2025, 08:42:43 Editado em 24.06.2025, 08:41:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

João Batista, o São João que é celebrado em 24 de junho, tem uma particularidade: não há nenhum registro de milagres praticados por ele. A importância desse primo de Jesus Cristo para o cristianismo se deve a dois aspectos. Ele foi a primeira pessoa a anunciar ao povo judeu a chegada de Cristo e, por isso, ficou conhecido como predecessor do Messias. "Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas", como registra o Evangelho de Lucas.

continua após publicidade

A segunda razão que tornou João Batista famoso foi a disseminação do batismo, realizado por ele com a imersão no rio Jordão. Em suas pregações às margens do rio, ele afirmava que todos podem se arrepender da vida pecaminosa praticada até então e, fazendo isso de forma sincera, podem começar uma nova etapa da vida, respeitando as regras religiosas.

📰 LEIA MAIS: Veja como fica o tempo em Apucarana nesta terça-feira (24)

continua após publicidade

"João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados" (Mc 1, 4). Ele exigia o arrependimento e uma mudança completa de mentalidade e de alma. O batismo nas águas do rio Jordão era um símbolo histórico, e até Jesus Cristo pediu a João Batista para ser batizado por ele - João se surpreendeu, mas, diante da insistência, atendeu Jesus.

Jesus Cristo enalteceu a figura de João Batista ao longo de toda a vida: "Entre os nascidos de mulher não há maior que João" (Lc 7, 28). Jesus ainda estava vivo quando João Batista foi morto, por ordem do rei Herodes Antifas.

Festas Joaninas

continua após publicidade

Embora as festas juninas celebrem três santos (Antônio, João e Pedro), a figura central dessa comemoração é São João - tanto que antigamente as festas de junho eram chamadas Joaninas, em referência a João Batista, que nasceu em 24 de junho do ano 1 a.C., seis meses antes de seu primo Jesus Cristo.

As festas juninas já eram muito populares em Portugal quando o Brasil foi descoberto, e essa tradição foi trazida para cá, mas a celebração surgiu séculos antes - antes mesmo de João Batista nascer.

Na antiguidade, essas comemorações eram realizadas no hemisfério norte por conta da chegada do verão, que proporcionava mais produtividade no campo do que o inverno. As populações, predominantemente rurais, festejavam dias de fartura com uma festa onde não faltava comida.

continua após publicidade

Conforme se tornou hegemônico pelo mundo, o cristianismo acolheu os festejos que já eram comuns, como a festa da chegada do verão, e relacionou cada um com uma data católica - em junho, São João foi o primeiro a ser celebrado, e depois vieram Santo Antônio e São Pedro.

continua após publicidade

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

No Brasil, país situado no hemisfério sul, o dia de São João corresponde ao início do inverno, então a festa não tem relação com o campo, mas serve para sinalizar que chegamos à metade do ano vigente. Por aqui, a tradição de comida farta permaneceu, especialmente com quitutes ligados ao milho, como pamonha, curau e milho verde, e ao amendoim, como paçoca e pé-de-moleque.

Outra característica das festas juninas que tem relação com João Batista é a fogueira, porque foi acendendo uma delas que Isabel avisou sua prima Maria (que meses mais tarde se tornaria mãe de Jesus) quando se descobriu grávida dele.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Quem foi São João? Saiba mais sobre a história do primo de Jesus"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!