Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
POLÍTICA

Quem é Wellington César Lima e Silva, novo ministro da Justiça

Wellington Cesar assume a pasta em sucessão a Ricardo Lewandowski, ministro aposentado do STF, que deixou o governo na última quinta-feira

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Quem é Wellington César Lima e Silva, novo ministro da Justiça
Autor Wellington César Lima e Silva (direita) assume Ministério da Justiça e Segurança Pública - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou, nesta terça-feira (13), a nomeação de Wellington Cesar Lima e Silva para o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

LEIA MAIS: Influenciadora com piercing na vagina é atacada em praia 'vai cuidar do teu tabaco'

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Wellington Cesar assume a pasta em sucessão a Ricardo Lewandowski, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), que deixou o governo na última quinta-feira. Em carta de demissão entregue a Lula, Lewandowski alegou "razões de caráter pessoal e familiar" para o desligamento, ressaltando ter exercido a função com "zelo e dignidade".

Segundo interlocutores do Planalto, a escolha de Wellington Cesar atende a uma demanda do presidente por uma gestão com "pegada forte" na área da segurança pública, tema central para o governo.

Trajetória e Perfil

Wellington Cesar Lima e Silva ocupava, desde julho do ano passado, o cargo de advogado-geral da Petrobras. Antes disso, entre o início de 2023 e sua ida para a estatal, atuou como secretário de Assuntos Jurídicos da Presidência da República.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O novo titular da Justiça possui experiência prévia no comando da pasta: foi ministro da Justiça brevemente durante o governo de Dilma Rousseff. Sua carreira tem forte base no Ministério Público da Bahia, onde foi indicado procurador-geral de Justiça pelo então governador Jaques Wagner. No estado, destacou-se pela atuação no combate ao crime organizado.

No campo acadêmico, Wellington Cesar é mestre em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Cândido Mendes (RJ) e cumpriu os créditos de doutorado na mesma área pela Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha (Espanha). Também atuou como professor de Direito Penal em cursos de graduação e pós-graduação.

As informações são do G1.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline