Quem é Wellington César Lima e Silva, novo ministro da Justiça
Wellington Cesar assume a pasta em sucessão a Ricardo Lewandowski, ministro aposentado do STF, que deixou o governo na última quinta-feira
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou, nesta terça-feira (13), a nomeação de Wellington Cesar Lima e Silva para o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.
LEIA MAIS: Influenciadora com piercing na vagina é atacada em praia 'vai cuidar do teu tabaco'
Wellington Cesar assume a pasta em sucessão a Ricardo Lewandowski, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), que deixou o governo na última quinta-feira. Em carta de demissão entregue a Lula, Lewandowski alegou "razões de caráter pessoal e familiar" para o desligamento, ressaltando ter exercido a função com "zelo e dignidade".
Segundo interlocutores do Planalto, a escolha de Wellington Cesar atende a uma demanda do presidente por uma gestão com "pegada forte" na área da segurança pública, tema central para o governo.
Trajetória e Perfil
Wellington Cesar Lima e Silva ocupava, desde julho do ano passado, o cargo de advogado-geral da Petrobras. Antes disso, entre o início de 2023 e sua ida para a estatal, atuou como secretário de Assuntos Jurídicos da Presidência da República.
O novo titular da Justiça possui experiência prévia no comando da pasta: foi ministro da Justiça brevemente durante o governo de Dilma Rousseff. Sua carreira tem forte base no Ministério Público da Bahia, onde foi indicado procurador-geral de Justiça pelo então governador Jaques Wagner. No estado, destacou-se pela atuação no combate ao crime organizado.
No campo acadêmico, Wellington Cesar é mestre em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Cândido Mendes (RJ) e cumpriu os créditos de doutorado na mesma área pela Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha (Espanha). Também atuou como professor de Direito Penal em cursos de graduação e pós-graduação.
As informações são do G1.
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline