Quase metade dos brasileiros não tem reserva financeira, diz Datafolha
Falta de planejamento financeiro e ausência de reservas afetam grande parte dos brasileiros

Quase metade dos brasileiros não guarda dinheiro para imprevistos, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (4). O levantamento mostra que 43% dos entrevistados não possuem nenhuma reserva financeira, mesmo que 59% afirmem ter comportamento planejado em relação às finanças.
LEIA MAIS: Motociclista tem suspeita de fratura na perna após acidente no centro de Apucarana
A falta de poupança é mais frequente entre a classe C, que representa 78% dos entrevistados sem dinheiro guardado.
O levantamento, encomendado pela Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro), ouviu 2.000 pessoas das classes A, B e C, com 18 anos ou mais e acesso à internet, em todas as regiões do país, entre 16 e 29 de julho de 2025. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
De acordo com o Datafolha, 84% dos participantes enfrentaram alguma emergência financeira nos últimos 12 meses, como atrasos em contas, necessidade de empréstimos, uso de crédito ou negativação do nome.
Apesar de 52% afirmarem ter boa noção das despesas mensais, metade diz não saber exatamente quanto gasta.
O levantamento também aponta baixa adesão ao planejamento patrimonial: embora 56% já tenham pensado em como distribuir seus bens, apenas 7% possuem testamento. Além disso, 57% não contam com qualquer tipo de orientação financeira, e só 2% já contrataram um planejador, ainda que 49% considerem fazer isso no futuro.
Sobre a situação financeira atual, 46% se declararam insatisfeitos, 38% neutros e 16% satisfeitos. Mesmo entre os que planejam os gastos mensais (64%), 39% dizem conseguir pagar as contas sem sobra de dinheiro, e 19% admitem que nem sempre conseguem quitar todas as despesas.
Entre os satisfeitos com a própria condição financeira, 82% acompanham regularmente seus gastos, proporção que cai para 55% entre os insatisfeitos.
