Quarto país mais populoso do mundo abre mercado para carne brasileira
A Indonésia abriu seu mercado para a carne bovina brasileira; o anúncio foi feito nesta terça-feira (19)

Depois do tarifaço dos Estados Unidos, o Brasil perdeu o seu segundo maior comprador de carne bovina. Com a retirada dos EUA, Filipinas, e Indonésia abriram o mercado para a carne brasileira. Os novos parceiros comerciais foram anunciados nesta terça-feira (19) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
LEIA MAIS: Ipardes conclui pesquisa de campo do perfil socioeconômico do Paraná
A Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo, com cerca de 283 milhões de habitantes, e seu mercado é considerado estratégico para a proteína animal. Os governos acordaram os requisitos sanitários para permitir a exportação de carne bovina com osso, miúdos bovinos, produtos cárneos e preparados de carne.
O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo, e agora, fortalece sua parceria comercial com a Indonésia, que em 2024 importou US$ 4,2 bilhões em produtos agropecuários brasileiros, especialmente dos complexos sucroalcooleiro e da soja, fibras e produtos têxteis.
Para o mercado das Filipinas, o Brasil vai exportar a carne bovina com osso e miúdos. Com este anúncio, o agronegócio brasileiro alcança 402 aberturas de mercado desde o início de 2023.