Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
SAÚDE

Quais os fatores que levam uma pessoa a ter colesterol alto?

Apesar de ser uma substância essencial para o corpo humano, em níveis elevados, o colesterol pode provocar doenças graves como infarto e AVC

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Quais os fatores que levam uma pessoa a ter colesterol alto?
Autor Presentes em níveis elevados no sangue, o colesterol ruim pode fazer com que a gordura se aloje nas paredes internas das artérias - Foto: Reprodução

O colesterol é uma gordura produzida pelo fígado, que em níveis normais possuí papel fundamental no funcionamento do corpo humano. Ele é essencial para o funcionamento das células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestino e o coração. No entanto, quando os níveis da substância se encontram elevados, problemas sérios de saúde podem surgir.

LEIA MAIS - Artrite reumatoide: entenda sobre a doença inflamatória sem cura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Existem dois tipos de colesterol e ambos estão presentes na corrente sanguínea: o colesterol ruim (LDL) e o colesterol bom (HDL). O primeiro deles, é denominado de ruim, pois se estiver presente no sangue em níveis elevados pode fazer com que a gordura se aloje nas paredes internas das artérias, causando problemas graves de saúde como infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Já por outro lado, o colesterol bom tem esse nome porque mesmo em excesso não representa problema algum. Pelo contrário, altos níveis de colesterol bom auxiliam na proteção do corpo contra doenças cardíacas, pois retiram o colesterol ruim dos tecidos e evitam que a gordura se acumule nas artérias.

O que provoca a alteração nos níveis de colesterol?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a concentração de colesterol no corpo ocorre tanto por fatores genéticos como alimentares. 70% da substância presente no sangue é produzida pelo fígado e os outros 30% vêm da alimentação.

Após passar pela circulação sanguínea, o colesterol precisa ser removido pelo fígado para formar bile. Assim, a quantidade de colesterol no sangue vai depender em maior parte da capacidade que o fígado de cada pessoa possui para removê-lo.

Já a outra parte, que diz respeito ao aumento do colesterol relacionado a alimentação, envolve o consumo de alimento ultraprocessados, como salgadinho macarrão instantâneo e alimentos de origem animal, como as carnes, os ovos e os derivados de leite, que se consumidos em excesso aumentam a presença de colesterol ruim no sangue. Bebidas alcoólicas também contribuem com isso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fato de que a principal causa do acumulo de colesterol ruim no sangue seja por fatores genéticos, faz com que, ao contrário do que muitos pensem, o problema não acometa apenas pessoas com obesidade. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), pessoas magras também podem ter descontrole nos níveis de gordura no sangue e estarem no grupo de risco de infarto e AVC.

Mas de qualquer forma, os dados apontam que adotar um estilo de vida mais saudável é muito importante para diminuir os riscos de infarto e AVC provocados pela elevação dos níveis de colesterol ruim. Evitar o sedentarismo e o consumo de alimentos com gordura saturada e evitar fumar são medidas importantes.

A SBEM aponta que os alimentos que mais aumentam o colesterol são: a gema dos ovos, o bacon, a pele da carne das aves, a manteiga, o creme de leite, a nata, as frituras, as salsichas, e embutidos e a carnes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline