Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
TRÂNSITO

Projeto que muda CNH gera repercussão, mas não foi aprovado; entenda

Projeto de lei para criar nova categoria na CNH existe, mas ainda está sendo discutido na CCJ da Câmara e não foi aprovado

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Projeto que muda CNH gera repercussão, mas não foi aprovado; entenda
AutorProjeto de lei para criar nova categoria na CNH existe, mas ainda não está em fase final de aprovação; entenda - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Um projeto de lei que cria subcategorias para veículos automáticos e outros está gerando repercussão. Isso porque implicaria na vida de inúmeros condutores. No entanto, esse texto não foi aprovado e, inclusive, até já passou por modificações. Entenda abaixo

-LEIA MAIS: Anvisa proíbe 19 produtos da Black Skull fabricados em Apucarana

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O texto em questão é o PL 7746/2017, da ex-deputada federal Mariana Carvalho (Republicanos-RO). Inicialmente, a proposta criava subcategorias da categoria A da CNH, que permite conduzir veículos de duas ou três rodas, como motocicletas, motonetas e triciclos com ou sem carro lateral, com mais de 50 cilindradas.

A motivação era o aumento expressivo da frota de motocicletas automáticas no Brasil, estimado em 400% ao longo de 15 anos até 2026.

No entanto, o projeto foi alterado e passou a incluir todos os veículos automáticos, não só motocicletas.

publicidade

Apesar da repercussão, o projeto de lei ainda está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, onde os parlamentares só avaliam se a proposta é viável constitucionalmente, mas não chegam a discutir o que o texto propõe mudar na legislação atual.

Em outras palavras, ainda não há qualquer previsão de que a mudança realmente ocorrerá e, muito menos, de que será implementada no Brasil em 2025.

Até este momento, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não passou por nenhuma alteração que respalde a criação de novas categorias de CNH específicas para carros automáticos.

publicidade

Além disso, o Contran, órgão responsável pela regulamentação e normatização, não publicou novas resoluções sobre o assunto.

Com informações da CNN Brasil

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline