Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Programa paulista de transporte aéreo de órgãos para transplante vence o Prêmio Innovare

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Programa TransplantAR, de transporte aéreo de órgãos para transplante, venceu na quarta-feira, 3, a categoria de Justiça e Cidadania do Prêmio Innovare, premiação que reconhece práticas inovadoras no âmbito da justiça e políticas públicas.

Até o momento, a iniciativa viabilizou o transplante de mais de 70 órgãos, dentre eles um pâncreas, 13 fígados, 14 pulmões e 46 corações - incluindo o destinado ao pequeno Arthur Prado, conforme noticiou o Estadão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Arthur estava internado em São Paulo e o órgão compatível, proveniente de um bebê de São Gonçalo, município localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro, chegou no tempo necessário.

Como funciona

O TransplantAR foi lançado em setembro de 2024 e é fruto de uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) com o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA). O programa permite que proprietários de aeronaves privadas doem horas de voo para apoiar a captação e o deslocamento de equipes no processo de transplante de órgãos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A seleção dos proprietários de veículos aéreos dispostos a participar do programa é feita pelo IBA, e podem ser selecionados helicópteros, turboélices e jatos regularizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

"Essas aeronaves são mais ágeis que os voos comerciais, o que é crucial para o transporte de órgãos como o coração e o pulmão, que precisam ser transplantados em até quatro horas", explica a SES-SP, em nota. A iniciativa pretende também facilitar o acesso de equipes para captação de órgãos em áreas remotas.

Desde a implantação do programa, foram realizados 71 voos, segundo a pasta. De janeiro a outubro de 2025, foram realizados 6.641 transplantes em todo o Estado de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline