Praia de Santa Catarina corre o risco de 'desaparecer'; entenda
A prefeitura da cidade deu início a uma operação de emergência para conter a erosão costeira que ameaça a orla da Praia da Península
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A Prefeitura de Barra Velha (SC) deu início, na última segunda-feira (24), a uma operação de emergência para conter a erosão costeira que ameaça a orla da Praia da Península. Os trabalhos concentram-se em um trecho de aproximadamente 150 metros da Rua Armando Petrelli, via estratégica que corre risco de colapso devido ao avanço da maré.
📰 LEIA MAIS: Anvisa autoriza 1ª vacina com dose única contra a dengue; saiba mais
A intervenção é amparada pelo Decreto Municipal nº 2.262/2025, que declarou situação de emergência na região. A medida legal permite a execução célere de obras de contenção — utilizando pedras de grande porte, conhecidas como matacões — para proteger a infraestrutura pública e as residências locais. A Secretaria de Obras executa o serviço com maquinário e equipe próprios, enquanto a compra do material foi custeada pela administração municipal.
Único acesso terrestre
A urgência da obra justifica-se pela importância logística da Rua Armando Petrelli. Ela representa a única ligação terrestre entre a Praia da Península, a Boca da Barra e os demais bairros da cidade. O bloqueio ou destruição desta via deixaria moradores e turistas isolados.
Embora registros mostrem que a região é habitada desde antes da emancipação da cidade em 1961, a erosão tem se intensificado nos últimos anos. O mar tem avançado sobre a faixa de areia, atingindo a pavimentação e invadindo propriedades.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
A Secretaria de Planejamento de Barra Velha informou que não possui um programa oficial para monitorar o avanço do mar na localidade. Contudo, evidências fotográficas e estudos científicos corroboram a gravidade da situação:
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline