MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Porcentual estrangeiro no Brasil tem 1ª alta desde 1900

Pela primeira vez em mais de um século foi registrado aumento na porcentagem de estrangeiros que vivem no Brasil. O número de estrangeiros e naturalizados passou de 592 mil, em 2010, para cerca de 1 milhão, em 2022 - alta de 70,3%. Esse salto se deve ao

Roberta Jansen (via Agência Estado)

·
Escrito por Roberta Jansen (via Agência Estado)
Publicado em 28.06.2025, 08:10:00 Editado em 28.06.2025, 08:18:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pela primeira vez em mais de um século foi registrado aumento na porcentagem de estrangeiros que vivem no Brasil. O número de estrangeiros e naturalizados passou de 592 mil, em 2010, para cerca de 1 milhão, em 2022 - alta de 70,3%.

continua após publicidade

Esse salto se deve ao grande fluxo de venezuelanos que vieram para o País nos últimos dez anos por causa da crise econômica e humanitária. Desde 1900, quando os estrangeiros representavam 7,3% da população brasileira, a taxa vinha caindo. Em 2022, o Censo registrou a primeira alta nessa porcentagem desde o início do século 20. É também o maior número absoluto de estrangeiros vivendo no Brasil desde 1980. Segundo o IBGE, os estrangeiros e naturalizados são, atualmente, 1.009.341, o que equivale a 0,5% da população.

Venezuela

continua após publicidade

Também houve mudança considerável do local de origem dessas pessoas. No passado, elas vinham da Europa e dos Estados Unidos. Agora, elas vêm da América Latina, em especial da Venezuela.

Entre os estrangeiros e naturalizados registrados neste Censo, 460 mil haviam imigrado até 2012, 151 mil entre 2013 e 2017 e outros 399 mil entre 2018 e 2022. Isso revela que o fluxo mais recente já é responsável pela maior parte das pessoas nascidas no exterior e residindo no Brasil.

Ao longo da última década foi registrado grande crescimento na proporção de imigrantes oriundos da América Latina, que passaram de 27,3% do total em 2010, para 72% em 2022. De 2,8 mil venezuelanos residentes em 2010, passou-se a ter 272 mil, sem contar os números do ano passado.

continua após publicidade

Os aumentos ocorreram simultaneamente à redução de fluxos da Europa (29,9% para 12,2%) e do norte da América (20,4% para 7%).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Porcentual estrangeiro no Brasil tem 1ª alta desde 1900"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!