Uma gravação da caixa-preta do voo 171 da Air India indica que o comandante Sumeet Sabharwal teria desligado os interruptores que controlavam o fluxo de combustível dos dois motores do Boeing 787 Dreamliner que caiu logo após decolar do aeroporto de Ahmedabad, na Índia. A informação foi revelada nesta quarta-feira (16) pelo jornal Wall Street Journal, com base em fontes próximas à investigação conduzida pelas autoridades dos Estados Unidos.
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O copiloto Clive Kunder, que estava no comando ativo da aeronave, questionou o comandante sobre o motivo de ele ter colocado os botões na posição “cutoff”, que corta o combustível, segundos após a decolagem. De acordo com o WSJ, o copiloto entrou em pânico, enquanto Sabharwal permaneceu calmo.
Ainda não se sabe se o procedimento foi intencional ou um erro, mas especialistas em aviação ouvidos pelo jornal afirmaram que não seria possível acionar acidentalmente esses interruptores, que são protegidos por uma trava. Para mudá-los de posição, é necessário puxar e levantar o botão antes de girá-lo.
Momentos antes da tragédia
Conforme reconstrução feita a partir da caixa-preta, os dois interruptores foram desligados com intervalo de um segundo às 13h38min42s, três segundos após a decolagem. Pouco depois, o copiloto perguntou ao colega por que ele teria feito isso e ouviu como resposta que não havia sido ele.
A sequência de acontecimentos inclui:
• 13h38:47: A turbina de emergência (RAT) foi ativada automaticamente.
• 13h38:52: O combustível do motor 1 foi religado.
• 13h38:56: O combustível do motor 2 também foi religado.
• 13h39:05: Um dos pilotos declarou emergência: “Mayday, Mayday, Mayday”.
• 13h39:11: As gravações de voz e dados cessaram, indicando o momento do impacto.
A aeronave caiu sobre um alojamento de uma faculdade de medicina em uma área residencial. Das 242 pessoas a bordo, apenas uma sobreviveu. Outras 29 pessoas morreram em solo, totalizando 260 vítimas fatais.
Histórico dos pilotos
O comandante Sabharwal era veterano, com 15.638 horas de voo e também atuava como instrutor na Air India. Já o copiloto Kunder, de pouco mais de 30 anos, acumulava 3.403 horas de experiência.
O relatório preliminar não apontou nenhuma falha nos motores ou recomendação à fabricante. Também não foram identificadas emergências que justificassem o corte de combustível. O documento reforça a hipótese de que a interrupção do fluxo tenha sido provocada manualmente.
A Air India opera 33 aeronaves do modelo Boeing 787-8 Dreamliner, todas inspecionadas após o acidente. Ainda não há prazo para a conclusão do relatório final.
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