MAIS LIDAS
VER TODOS

TRAGÉDIA EM SC

Piloto de balão que pegou fogo em Praia Grande não tinha licença

Segundo a Anac o piloto só tinha licença para voos desportivos, o balão também não era certificado

Da Redação

·
Balão caiu em Praia Grande no último sábado
Icone Camera Foto por Reprodução
Balão caiu em Praia Grande no último sábado
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.06.2025, 11:04:27 Editado em 24.06.2025, 11:04:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Elves de Bem Crescêncio, piloto do balão que pegou fogo no último sábado (21), não tinha licença para atuar fora da modalidade desportiva. O acidente aconteceu em Praia Grande (SC) e deixou 8 mortos e 13 feridos. A Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o balão também não possuía licença.

continua após publicidade

LEIA MAIS: Veja como ficou a casa atingida por carro na noite desta segunda-feira

continua após publicidade

“Informamos que o balão acidentado no dia 21 de junho em Praia Grande (SC) não era certificado. O piloto Elves de Bem Crescencio não possui licença de Piloto de Balão Livre (PBL)”, ressaltou a Anac em nota oficial.

Na nota, a Anac afirma também que esteve no início do mês em Praia Grande (SC), onde se reuniu com representantes do setor turístico local, além do Sebrae, do Ministério do Turismo e da prefeitura. O tema das conversas, pontua o texto, foi o potencial do Geoparque, onde a prática de balonismo é comum.

Na data do acidente, a empresa responsável pelo passeio, a Sobrevoar, declarou em uma publicação no instagram que cumpri todas as normas estabelecidas pela Anac.

continua após publicidade

Veja a íntegra da nota da Anac

"Primeiramente, a Anac reitera sua solidariedade aos familiares e amigos das vítimas do acidente com o balão tripulado de ar quente ocorrido no sábado, 21 de junho, em Praia Grande, Santa Catarina.

Antes do acidente, no dia 6 de junho, especialistas em regulação da Anac estiveram presentes em Praia Grande (SC) para discutir, em duas reuniões distintas com representantes do setor turístico local, Sebrae, Ministério do Turismo e Prefeitura local, sobre o potencial turístico do Geoparque, que envolve sete cidades da região em que o balonismo é atividade de destaque.

continua após publicidade

Na ocasião, a Anac ressaltou que já existe possibilidade de operação de voos certificados, desde que aeronave, profissional e empresa atendam aos requisitos regulamentares. Esses processos de certificação seguem padrões internacionais de segurança.

Todavia, atualmente não há operação certificada pela Anac de balão no Brasil. São permitidas operações com balão como prática desportiva. A prática desportiva de balonismo, assim como de outros esportes radicais, é considerada de alto risco por sua natureza e características, ocorrendo por conta e risco dos aerodesportistas. Uma pessoa somente pode embarcar outra pessoa em balão livre tripulado se o usuário estiver ciente de que se trata de atividade desportiva de alto risco.

A atividade do aerodesporto é normatizada pelo Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 103. As aeronaves do aerodesporto não são certificadas, não havendo garantia de aeronavegabilidade. Também não existe uma habilitação técnica emitida para a prática e cabe ao desportista a responsabilidade pela segurança da operação.

Informamos que o balão acidentado no dia 21 de junho em Praia Grande (SC) não era certificado. O piloto Elves de Bem Crescencio não possui licença de Piloto de Balão Livre (PBL)"

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Piloto de balão que pegou fogo em Praia Grande não tinha licença"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!