MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

'Pediu que não me esquecesse dos pobres', diz Papa Francisco após morte de Hummes

O papa Francisco enviou um telegrama de pesar pela morte do cardeal d. Cláudio Hummes ao arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal d. Odilo Scherer.Na mensagem, Francisco recordou o conselho que recebeu do cardeal brasileiro quando se tornou papa. "Tr

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 05.07.2022, 12:03:00 Editado em 05.07.2022, 12:08:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O papa Francisco enviou um telegrama de pesar pela morte do cardeal d. Cláudio Hummes ao arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal d. Odilo Scherer.

continua após publicidade

Na mensagem, Francisco recordou o conselho que recebeu do cardeal brasileiro quando se tornou papa. "Trago sempre vivas na memória as palavras que d. Cláudio me disse no dia 13 de março de 2013, pedindo-me que não me esquecesse dos pobres", escreveu.

O Vaticano informou que o papa recebeu, "com profundo pesar", a notícia da morte do cardeal nesta segunda-feira, 4, em consequência de um câncer, aos 87 anos.

continua após publicidade

O papa citou os anos de dedicação de d. Cláudio à Igreja, "sempre pautado pelos valores evangélicos", e o seu empenho na Amazônia.

O cardeal ganhou notoriedade mundial na eleição de Francisco quando apareceu ao lado do papa no balcão da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Aposentado, mas ativo em discretas funções pastorais, d. Cláudio era amigo de muitos anos do cardeal argentino Mário Jorge Bergoglio. O pedido para que não se esquecesse dos pobres influenciou Bergoglio na escolha do nome que adotaria como papa. "A escolha teve a influência de São Francisco", disse d. Cláudio na ocasião.

Leia a mensagem enviada pelo papa Francisco a d. Odilo:

"Quero assegurar-lhe dos sufrágios que elevo ao altíssimo pelo eterno descanso deste querido irmão. Minhas preces são também de gratidão a Deus pelos longos anos de seu dedicado e zeloso serviço, sempre pautado pelos valores evangélicos, à Santa Mãe Igreja nos diversos encargos pastorais que lhe foram confiados tanto no Brasil quanto na Cúria Romana, e por seu empenho em anos recentes pela Igreja que caminha na Amazônia. Trago sempre vivas na memória as palavras que dom Cláudio me disse no dia 13 de março de 2013, pedindo-me que não me esquecesse dos pobres."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "'Pediu que não me esquecesse dos pobres', diz Papa Francisco após morte de Hummes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!