Pedidos por afastamento do trabalho por transtornos mentais disparam no País
Brasil bate recorde com 4 milhões de afastamentos do trabalho em 2025; saiba mais
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O Brasil registrou cerca de 4 milhões de afastamentos do trabalho por doença em 2025, atingindo o maior patamar dos últimos cinco anos. Os dados, obtidos junto ao Ministério da Previdência Social, confirmam uma tendência de alta nos pedidos de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença).
-LEIA MAIS: Como age o vírus Nipah, que gera alerta na Índia e quais os riscos de chegar ao Brasil
Embora problemas físicos tradicionais liderem o ranking individual, o levantamento expõe uma crise de saúde mental no ambiente corporativo: pela segunda vez em uma década, o país bateu recorde de licenças psiquiátricas.
Em 2025, foram contabilizados mais de 546 mil afastamentos motivados por questões emocionais e psicológicas.
Os diagnósticos de ansiedade e depressão apresentaram crescimento em relação a 2024. Quando somados, esses transtornos já representam a segunda maior causa geral de saída temporária do trabalho no Brasil, ficando atrás apenas das doenças da coluna.
Apesar do avanço dos transtornos mentais, as dores e lesões físicas permanecem no topo das concessões isoladas. A liderança é mantida pelas doenças osteomusculares:
- 1º Lugar - Dorsalgia (Dor nas costas): Foi a principal causa isolada de licenças, gerando 237.113 pedidos concedidos. Lidera o ranking desde 2023.
- 2º Lugar - Transtornos de discos intervertebrais (ex: Hérnia de disco): Responsáveis por 208.727 afastamentos.
O benefício por incapacidade temporária é concedido pelo INSS quando o trabalhador segurado precisa se afastar de suas funções por mais de 15 dias consecutivos devido a problemas de saúde, mediante comprovação por perícia médica.
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline