Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
POLÊMICA

Paixão de Cristo com cobra revolta católicos; Assista

Além do animal, a encenação em Belo Horizonte contou também com vestes de dança do ventre e dança sensual

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Paixão de Cristo com cobra revolta católicos; Assista
AutorFoto: Reprodução/Redes Sociais

Uma cena da tradicional peça de teatro católica, a Paixão de Cristo, viralizou nas redes sociais e provocou debates entre os membros da Igreja. Na performance, um ator caminha com uma cobra viva nos ombros, usa vestes consideradas "ousadas" pelos fiéis e faz dança sensual.

A peça foi encenada no Santuário Arquidiocesano São José, região central de Belo Horizonte, no último dia 11 de abril, em uma celebração referente à Semana Santa. A proposta da cena era retratar a luxúria.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em entrevista ao Estado de Minas, o Grupo Nova Arte Jovem explicou que a cena se tratava de uma representação de algumas das práticas e costumes das festas e banquetes que existiam na época, dentro do contexto histórico. “Em momento algum foi ou é nossa intenção ofender, difamar ou profanar alguém”, reiterou o grupo, que, há cerca de 20 anos, realiza trabalhos sobre a Paixão de Cristo em paróquias da Arquidiocese, incluindo o próprio Santuário.

Em nota, a Congregação Redentorista, atuante no Santuário São José, afirmou que não tinha conhecimento prévio sobre a cena e pediu desculpas. “Ressaltamos que o grupo teatral já se apresentou em nossa Semana Santa em anos anteriores, bem como em outras paróquias da Arquidiocese. Contudo, novas cenas foram incluídas no roteiro e não tivemos conhecimento prévio”, afirmou. A Congregação defendeu, ainda, que as cenas eram “inadequadas à Via Sacra”.

Veja a seguir o vídeo da encenação do teatro A Paixão de Cristo:

publicidade


Protestos

Nas redes sociais, grupos católicos se reuniram para criticar a peça. No último sábado (16), uma manifestação, chamada de “Ato Desagravo" reuniu cerca de 50 membros e simpatizantes do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, da Frente Universitária Lepanto e do Apostolado Beato Pe. Vitor em frente ao Santuário.

publicidade

“Consideramos inadmissível que uma Paróquia, que goza de todas benesses desta Arquidiocese, se dê a cometer tal escárnio contra Nosso Senhor justamente nesta semana. Também lamentamos como perderam qualquer senso e noção do Sagrado”, declarou o Apostolado Beato Pe. Vitor.

Durante o ato, algumas das faixas expunham dizeres, inclusive, políticos: “Comunismo na igreja católica não!”, protestavam.

“Não é tocando na blasfêmia, ou mesmo realizando um teatro blasfemo, como alguns o caracterizaram, que se vai atrair pessoas para a Fé Católica autêntica. O resultado de um teatro desse tipo é o de afastar aqueles católicos que desejam se afervorar na prática de sua Fé”, pontuou o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira.

publicidade

Além disso, fiéis se pronunciaram nas redes sociais. "Que absurdo! Falta de respeito", comentou uma internauta sobre o vídeo. "Padres permissivos", criticou outra pessoa.


Fonte: Informações do Estado de Minas e Rádio Itatiaia.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline