MAIS LIDAS
VER TODOS

Tsunami

Países da América do Sul entram em alerta após terremoto na Rússia

As autoridades russas declararam estado de emergência nas Ilhas Curilas após o tsunami

Da Redação

·
Não há registro de mortes até o momento
Icone Camera Foto por Reprodução/Redes Sociais
Não há registro de mortes até o momento
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.07.2025, 12:33:09 Editado em 30.07.2025, 12:33:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

O terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o Leste da Rússia na madrugada desta quarta-feira (30) deixou países da América do Sul em alerta na costa do Oceano Pacífico. Entre as nações que emitiram alertas estão Equador, Peru e Chile.

Até agora, as ondas do tsunami alcançaram localidades costeiras na Rússia, do Norte do Japão, partes da costa Oeste da América do Norte, Pacífico Central e, com menor intensidade, zonas costeiras da América do Sul. Não há registro de mortes até o momento.

continua após publicidade

📰 LEIA MAIS: Record News tem sinal invadido por vídeo misterioso; caso é apurado

Veja os países que emitiram alerta

  • Rússia (principalmente Península de Kamchatka e Ilhas Curilas)
  • Japão (várias prefeituras costeiras incluindo Hokkaido, Kanagawa e Wakayama)
  • Estados Unidos (Havaí, Alasca, costa oeste incluindo Oregon, Washington e Califórnia)
  • México
  • Guatemala (com risco avaliado como baixo)
  • Equador (incluindo as Ilhas Galápagos)
  • Peru
  • Chile
  • Países da América Central com costa no Pacífico

Impactos na América do Sul

continua após publicidade

O presidente do Chile, Gabriel Boric, informou que toda a costa do país está em alerta para tsunami e pediu que a população evacue os locais três horas antes da estimativa de chegada das ondas.

“Devido ao terremoto na Rússia, está sendo realizado neste momento um COGRID nacional. Por enquanto, temos um alerta de tsunami para toda a costa do Chile para amanhã. O protocolo é evacuar 3 horas antes da estimativa de chegada da onda. Estaremos informando em detalhe os próximos passos. Mantenha a calma e siga apenas as instruções das autoridades”, afirmou em publicação nas redes sociais.

O Peru também emitiu um alerta de tsunami: “Após análise e avaliação do Centro Nacional de Alerta de Tsunami desta Diretoria, informa-se que este evento gera um alerta de tsunami para a costa peruana”, afirmou a Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Peru no X. “Este evento será mantido sob vigilância constante”, acrescentou.

continua após publicidade

O Equador ordenou a evacuação preventiva de praias, docas e áreas baixas nas turísticas Ilhas Galápagos, a 1 mil quilômetros do continente, informou a Secretaria de Riscos.

“Um nível de alerta de tsunami foi estabelecido para a Região Insular (Galápagos), o que implica a suspensão imediata das atividades marítimas, bem como a evacuação preventiva de praias, docas e áreas baixas”, afirmou a secretaria, em um comunicado.

continua após publicidade

A Colômbia ordenou que moradores de municípios banhados pelo Pacífico evacuassem praias e áreas costeiras nesta quarta-feira por conta do alerta de tsunami.

“Alerta de tsunami para Chocó e Nariño. Recomenda-se a evacuação preventiva de praias e áreas costeiras baixas”, anunciou a Unidade Nacional para a Gestão do Risco de Desastres na madrugada de quarta-feira, referindo-se a duas regiões do Pacífico.

Epicentro do terremoto foi no Pacífico

continua após publicidade

O terremoto 8,8 de magnitude que provocou tsunamis e alertas para tsunami em países banhados pelo Pacífico nesta quarta-feira ocorreu na costa da Rússia, no extremo leste do país. O epicentro do terremoto ocorreu a cerca de 60 quilômetros da península russa de Kamtchatka, e a cerca de 1,4 mil quilômetros do Japão.

As autoridades russas declararam estado de emergência nas Ilhas Curilas após o tsunami. Ondas inundaram o porto pesqueiro de Severo-Kurilsk, principal cidade das ilhas, e interromperam o fornecimento de energia na região. As autoridades russas afirmaram que ondas de tsunami superiores a 3 metros atingiram Severo-Kurilsk.

Tsunami atinge Estados Unidos e América Central

continua após publicidade

O tsunami alcançou a costa da Califórnia. Ondas de até 1,1 metro foram observadas em Crescent City, no Norte da Califórnia, segundo o Centro Nacional de Alerta de Tsunamis (NTWC, na sigla em inglês). Não há relatos de danos ou de vítimas até o momento.

No Havaí, sirenes de alerta tocaram em alertas para tsunami nesta quarta-feira (30). Horas após prever “ondas destrutivas”, o Havaí rebaixou, pouco após as 6h no horário de Brasília, o nível de alerta para tsunami na Ilha e afirmou que cidadãos evacuados poderão voltar a suas casas, segundo o Escritório de Emergências de Oahu.

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp

No Havaí, ondas de 1 a 1,2 metro chegaram durante a madrugada, afetando praias como Haleiwa e Hanalei. O governador declarou estado de emergência, voos foram cancelados em Maui e moradores próximos à costa foram retirados.

A costa oeste dos Estados Unidos (Alasca, Oregon, Washington e Califórnia) registrou aumento do nível do mar e manteve alertas de tsunami. No Canadá e no México, medidas preventivas também foram tomadas. Em Guam, na Micronésia e em outras ilhas do Pacífico, alertas recomendaram evacuação preventiva.

Com informações de G1

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Países da América do Sul entram em alerta após terremoto na Rússia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!