Um bebê foi flagrado sendo transportado em uma mochila na garupa de uma motocicleta em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, nesta terça-feira (16). As imagens, que circulam nas redes sociais, mostram a criança presa em um "canguru" nas costas da mulher, sem capacete, enquanto os adultos, que usavam capacetes, ainda não foram identificados.
LEIA MAIS: Gestante dá à luz em rodovia com ajuda de socorristas no PR
De acordo com a Coordenadoria de Trânsito (Codetran) de Itajaí, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe o transporte de menores de 10 anos em motocicletas e exige o uso correto de capacete para condutor e passageiro. A Codetran informou que está em contato com o Conselho Tutelar para avaliar medidas legais complementares.
O caso gerou revolta entre internautas. “As crianças estão à mercê de adultos sem noção! Precisam de carinho e cuidado”, escreveu uma usuária das redes. Em nota, a Codetran reforçou que situações como essa representam “risco extremo à vida e não podem ser normalizadas” e destacou que realiza fiscalizações constantes e ações educativas sobre segurança viária.
Entre janeiro e setembro de 2025, foram lavrados 127 autos de infração em Itajaí relacionados ao transporte irregular de crianças em motocicletas, sendo 74 por ausência de capacete no passageiro, 10 por ausência de capacete no condutor e 43 por transporte de menores de 10 anos.
Deixe seu comentário sobre: "Pais fazem bebê de “mochila” na garupa de moto em Itajaí, SC"