Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
SEM RESULTADOS CONCLUSIVOS

OMS não recomenda o uso de ivermectina para tratar covid-19

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

OMS não recomenda o uso de ivermectina para tratar covid-19
Autor Foto: Reprodução

A Organização Mundial da Saúde recomendou, nesta quarta-feira (31/3), que "não se utilize a ivermectina" para os pacientes de COVID-19, salvo nos ensaios clínicos - afirma a instituição em um comunicado.

A ivermectina é um medicamento antiparasitário de uso comum que tem sido bastante promovido nas redes sociais, mas, segundo o grupo de especialistas da OMS, os dados dos estudos clínicos para medir sua eficácia contra a COVID-19 não deram resultados conclusivos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"Nossa recomendação é não utilizar a ivermectina para pacientes com COVID-19, independentemente do nível de gravidade, ou de duração dos sintomas", frisou a chefe da equipe de resposta clínica para COVID-19 da agência da ONU, Janet Díaz, em uma entrevista coletiva. Ele ressaltou que a única exceção a esta recomendação, com base no estado atual da pesquisa, é para os testes clínicos.

Os especialistas da OMS tiraram suas conclusões de um total de 16 ensaios clínicos aleatórios com 2,4 mil participantes. Alguns destes ensaios compararam a ivermectina com outros medicamentos.

O número de estudos que permitem comparar a ivermectina com o placebo "é muito menor", afirmou o doutor Bram Rochwerg, pesquisador da Universidade McMaster do Canadá e membro do painel da OMS que fez a avaliação.Tanto Díaz quanto Rochwerg disseram que as recomendações estão "ativas" e serão atualizadas à medida que novas pesquisas confirmarem, ou expandirem, o estado atual de conhecimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A recomendação da OMS, a primeira sobre a ivermectina, junta-se à da Agência Europeia de Medicamentos, que, como a OMS, não recomenda seu uso - exceto em ensaios clínicos. Sua correspondente nos Estados Unidos, a FDA (na sigla em inglês), explica em seu site, porque a ivermectina não deve ser usada.

Esta recomendação corre o risco de provocar ceticismo e indignação entre os muitos defensores deste medicamento de uso veterinário e humano, usado contra parasitas, como sarna, piolho, ou os causadores da oncocercose.

O sucesso dessa droga vem, em particular, de um estudo australiano publicado no início de 2020 que observou uma eficácia "in vitro", ou seja, em laboratório, da ivermectina sobre o Sars-CoV-2, vírus causador da COVID-19.A ivermectina é barata e é usada com frequência em alguns países da América Latina, entre outros, e compartilha algumas características com a hidroxicloroquina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ambas são defendidas por alguns médicos e por personalidades políticas, apesar de sua eficácia não ter sido demonstrada e de um importante ensaio clínico chegar à conclusão de que não tem efeito.

Com informações: Estado de Minas

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline