Com o apoio da Copel, a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024 terá a participação de mais de 16 mil estudantes do Ensino Fundamental II, em 181 municípios paranaenses. As inscrições encerraram na sexta-feira (04) e as provas online ocorrem ao longo desta semana por meio do site www.onee.org.br.
O coordenador do Programa de Eficiência Energética da Copel, Márcio Biehl Hamerschmidt, comemorou o engajamento das escolas e de profissionais de educação que estão apoiando a participação dos alunos de 8º e 9º anos na competição dedicada à formação para o consumo consciente da energia. “A ONEE 2024 promete ser um marco na educação sobre eficiência energética nas escolas do Paraná. É um tema relevante para avançarmos em direção a um futuro mais sustentável, beneficiando toda a sociedade”, afirma.
Este ano, a ONEE conta com a participação inédita de todas as concessionárias de distribuição de energia elétrica do país, sob iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), através dos recursos do Programa de Eficiência Energética gerido pelo órgão. A Copel apoia a iniciativa, reforçando seu compromisso com a educação e sustentabilidade no Paraná.
LEIA PARANA: Turista que morreu em tirolesa no Ceará filmou a própria queda; vídeo
PRÊMIOS - Os participantes serão classificados e premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Os melhores de cada estado serão convidados para uma cerimônia especial em Brasília, na sede da Aneel, prevista para acontecer em novembro. Além da distribuição de medalhas, haverá a entrega de um notebook para os primeiros classificados de cada estado. Os estudantes medalhistas estarão automaticamente classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do ano seguinte, sem a necessidade de participação na 1ª fase.
PASSO A PASSO - De 7 a 12 de outubro são realizadas as duas fases das Olimpíadas. Na primeira fase, os alunos participam de desafios em formato de games. E na 2ª fase são propostas questões objetivas sobre o uso eficiente da energia, que devem ser resolvidas no aplicativo ou no site da ONEE.
A Olimpíada oferece curso de formação gratuito para estudantes e professores participantes do evento, em quatro módulos: “Consumo Eficiente da Energia Elétrica”, “Eficiência Energética dos aparelhos”, “Eficiência Energética e o desenvolvimento sustentável” e “Cuidados no uso da Energia Elétrica”.
Deixe seu comentário sobre: "Olimpíada de eficiência energética passa de 16 mil inscritos"