Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COMPANHIAS AÉREAS

O que significam os termos “Pan-pan” e “Mayday” usados na aviação

Expressões apontam para situações distintas em voos; entenda

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O que significam os termos “Pan-pan” e “Mayday” usados na aviação
AutorPan-pan é usado para comunicar uma situação de urgência, mas não de emergência - Foto: Pixabay

Um piloto de um Boeing 737 da companhia aérea Azul usou o termo “Pan-pan” em um voo na última segunda-feira (24) e precisou desviar a rota para o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A aeronave vinha do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, deveria pousar no Aeroporto de Congonhas, também na capital paulista. “Pan-pan” é uma expressão diferente de “Mayday”, também muito utilizada na aviação. Os dois termos alertam para situações bem diferentes. Veja abaixo

-LEIA MAIS: Avião da Latam fica com 'bico' destruído após choque com pássaro: 'Quem paga a conta?', diz CEO

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

No caso de “Pan-pan”, a expressão é usada na aviação para indicar situações que exigem atenção imediata. No entanto, o problema reportado não significa uma ameaça iminente para os passageiros ou a aeronave. A palavra Pan também é a abreviação de “possível assistência necessária”. Ou seja, é usada para comunicar uma situação de urgência, mas não de emergência, para o controle de tráfego aéreo.

Foi o caso do Boeing, que alertou para problemas técnicos. Em nota, a Gol informou que "durante o trajeto do voo G3 1033, entre o (aeroporto) Santos Dumont (SDU) e Congonhas (CGH), na tarde desta segunda-feira, a aeronave apresentou problemas técnicos e o voo foi alternado para Guarulhos (GRU), onde pousou normalmente, sem qualquer intercorrência".

Já a palavra “Mayday“, preferencialmente repetida três vezes, é utilizada pelos pilotos para comunicar uma situação de emergência, de ameaça à vida, e requer atenção total.

publicidade

Um exemplo ocorreu com o avião Airbus A320 da Azul, que pousou em segurança em Parnaíba, a 340 km de Teresina, no último dia 19 de fevereiro. O piloto apontou que o combustível estava chegando ao fim e declarou emergência. O voo AD4781 havia decolado de Viracopos, em Campinas, e aeronave tentou pousar em São Luís (MA), depois em Teresina (PI), mas havia chuva com trovoadas e vento superior a 35 km/h nos dois lugares. Então, desviou para Parnaíba, onde aterrissou em segurança.

Conforme normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a emergência é declarada quando o avião tem combustível para menos de 30 minutos de voo.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline