Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
ARTE

“O Carteiro” do Palhaço Ritalino na descoberta de novos CEPs do Paraná

Projeto de circulação leva o espetáculo do ator Tiago Marques para cinco cidades do Estado com apresentações gratuitas em teatros fechados

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

“O Carteiro” do Palhaço Ritalino na descoberta de novos CEPs do Paraná
AutorGoverno do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo - Foto: Divulgação

Os palhac¸os geralmente têm o dom de nos fazer rir de nós mesmos. Nas mãos, voz e gestos certos, eles transformam as figuras mais triviais do cotidiano em uma fonte quase inesgotável de graça. Dessa vez, o ator Tiago Marques fez o Palhaço Ritalino encontrar na figura do carteiro, o mensageiro de risadas e devaneios convidando a plateia a um olhar diferente do ordinário dirigido a esse profissional tão comum e ainda tão presente no cotidiano, mesmo que hoje entregue mais boletos e os pacotes de compras feitas pela internet. A montagem vai rodar o Paraná e o Carteiro Ritalino se aventura a descobrir novos CEPs, passando amanhã (quarta, 4) e na quinta (5) por Apucarana, em Jacarezinho (nos dias 20 e 21), Londrina (nos dias 5 e 6 de julho) e em Arapongas e Ibiporã no começo de agosto. Batizado de “O Carteiro - Circulando por CEP’s paranaenses” o projeto é aprovado pela Secretaria De Estado Da Cultura - Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura - Governo Federal.


publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O espetáculo, pensado para teatros fechados, retrata de maneira engraçada a profissão do entregador de cartas. Uma figura muitas vezes “sem rosto” para quem recebe a carta, mas que e´ um ser humano com todas as possibilidades de erros e acertos, potencias, sonhos e aspirações. Um ofício apaixonante que ganha uma dramaturgia leve, sensível e co^mica. Antes intermediário das notícias de amigos, família e de missivas de amor entre apaixonados, hoje, mais às voltas com as contas e pacotes de compras on-line. A montagem, com direção de Esio Magalhães, refere^ncia no pai´s nas a´reas de palhac¸aria e ma´scara, busca homenagear esse profissional capaz de aliviar a ansiedade de qualquer um que espera algo que vai chegar pelos Correios; um profissional das antigas que ainda frequenta as nossas casas e portarias. Com a pesquisa cênica, Tiago Marques busca retratar essas pessoas comuns que fazem parte do nosso cotidiano ao mesmo tempo que traz foco a setores pouco contemplados, propondo uma aproximac¸a~o e relac¸a~o de empatia para e com a plateia, combinação que esta´ intimamente ligada à pesquisa na palhac¸aria. “Estou muito feliz em poder circular com este trabalho, por se tratar de uma obra engraçada, mas também sensível. Algumas das cidades que passaremos, estamos voltando após um longo período sem nos apresentarmos por lá, possuem bonitos teatros e agora poderemos encontrar novamente com os público locais”, afirma Marques. Ibiporã, embora seja muito próxima a Londrina, será a primeira vez- “Algo inédito. Nunca pisei naquele palco! Que coisa boa poder visitar esses CEPs”, diz. O espetáculo mostra um recorte do dia a dia de um carteiro e todos os perrengues da profissão como endereços inexistentes, cães raivosos, envelopes, caixas e mais caixas. Uma coisa só é certa: o carteiro chega!


Em Apucarana, a primeira parada d’O Carteiro, acontece no Cine Teatro Fênix com apresentações amanhã (quarta, 04) e na quinta (05), às 19h. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados uma hora antes do início do espetáculo, na bilheteria do teatro. Em Jacarezinho, o Palhaço Ritalino chega para duas apresentações nos dias 20 e 21, sempre às 19h, no CAT – Conjunto Amadores de Teatro, às 19h. Os ingressos também são gratuitos e devem ser retirados uma hora antes do início do espetáculo, na bilheteria do teatro.

publicidade

Tiago Marques, o Palhaço Ritalino há mais de 15 anos, é bacharel em Artes Cênicas, formado pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em Artes da Cena pela UNICAMP, onde atualmente cursa doutorado. Em 2017 realizou residência artística na escola CAL Clown em Barcelona na Espanha. Atua como ator, palhac¸o, diretor, compositor e produtor cultural. Também ministra oficinas sobre a arte do palhaço. Ale´m de seu trabalho solo, realiza parcerias com outros artistas e grupos. Marques foi indicado quatro vezes ao Pre^mio Gralha Azul, entre elas, como melhor ator do Parana´ por sua atuac¸a~o no espeta´culo “O Melhor Show Do Mundo...na minha opinia~o”, em 2018, e em 2023 recebeu indicação como melhor ator e melhor espetáculo com “O Carteiro”. Neste mesmo ano foi indicado como melhor espetáculo online, no qual recebeu a premiação com “O AstroLábia”. Por meio de oficinas esteve com grandes palhaços e grandes nomes do teatro e circo como: Gardi Hutter (Suíça), Chacovachi (Argentina), Aziz Gual (Me´xico), Pepe Nun~es (Espanha), Clara Cenoz (Espanha), Ricardo Puccetti, Esio Magalha~es, Biribinha (Teo´fanes Silveira), Eduardo Okamoto entre outros.


“O Carteiro”, com Palhaço Ritalino

publicidade

Em Apucarana

  • Dias 04 e 05 de junho, às 19h
  • No Cine Teatro Fênix (Av. Curitiba, 1215)

Em Jacarezinho

  • Dias 20 e 21 de junho, às 19h.
  • No CAT – Conjunto Amadores de Teatro (Av. Getúlio Vargas, 968)

Em Londrina, dias 05 e 06 de julho, às 19h

publicidade

Em Arapongas, dia 01 de agosto, às 14h e 19h.

Em Ibiporã, dias 02 e 03 de agosto

Ficha Técnica

publicidade

Criação e atuação: Tiago Marques

Direção: Esio Magalhães

Adereços, figurino e cenários: Vanessa Yamamoto

publicidade

Trilha sonora: Tonho Costa

Produção e operação de som e luz: Carol Vaccari (Caroca)

Contra-regra: Giovanna Stocco

publicidade

Vídeo: Lafaiete do Vale

Realização: Tiago Marques | Palhaço Ritalino

Duração: 55 minutos

publicidade

Classificação: Livre

“O Carteiro - Circulando Por CEP’s Paranaenses” é um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Paraná com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura - Governo Federal.

??Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline