Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
EL NIÑO

Nova imagem de satélite mostra aquecimento do Oceano Pacífico; entenda

Fenômeno, caracterizado justamente pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, impacta o clima mundial

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Nova imagem de satélite mostra aquecimento do Oceano Pacífico; entenda
AutorNa imagem da Nasa, é possível ver as anomalias no volume de água entre os dias 1º e 10 de junho - Foto: Divulgação/Nasa

O El Niño começou oficialmente no dia 8 de junho e uma imagem de satélite divulgada nesta semana pela Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) já mostra o aumento do nível do mar provocado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, em especial próximo à linha do Equador.

O fenômeno, caracterizado justamente pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, impacta o clima mundial, podendo causar furacões no Atlântico e ciclones no Pacífico. Ele geralmente acontece em um intervalo de três a sete anos, intercalando com La Niña, que é quando a temperatura das águas diminui, também gerando impactos climáticos por toda a Terra.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Enquanto no La Niña o nível do mar tende a baixar, no El Niño, ele aumenta, já que a água se expande com o calor. Por isso o aumento no volume de água indica o aquecimento - o volume acontece principalmente na região da linha do Equador porque é onde a incidência dos raios solares é maior.

Na imagem da Nasa, é possível ver as anomalias no volume de água entre os dias 1º e 10 de junho. Em azul, estão os locais onde o nível do mar estava abaixo da média. Em vermelho, onde estavam acima da média. Em branco, onde o volume está dentro da média.

Por conta das mudanças climáticas, o El Niño tende a ser mais forte este e nos próximos anos, apontam especialistas. Um alerta da Organização Meteorológica Mundial, ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), chama atenção para uma pesquisa publicada na revista Science que mostra danos econômicos de US$ 84 trilhões neste século por conta do fenômeno, o equivalente a R$ 413 trilhões.

publicidade

Esses prejuízos seriam oriundos da perda de safras motivada por secas extraordinárias e pela escalada de doenças tropicais, logo, a perspectiva ainda é pior pra países tropicais, como o Brasil. De acordo com os pesquisadores, eles devem acontecer mesmo que as promessas de corte de emissões de gases do efeito estufa sejam cumpridas.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline