MAIS LIDAS
VER TODOS

SAÚDE

Nipah: saiba sobre o vírus mortal com potencial pandêmico

De acordo com o governo local, 2 pessoas já morreram e outras 5 foram diagnosticadas com o vírus

Da Redação

·
O Nipah é um vírus zoonótico, transmitido de animais para humanos
Icone Camera Foto por divulgação/pixabay
O Nipah é um vírus zoonótico, transmitido de animais para humanos
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.09.2023, 10:53:42 Editado em 15.09.2023, 10:53:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O estado de Kerela, ao sul da Índia, anunciou um lockdown que causou um alvoroço a nível internacional. De acordo com o governo local, 2 pessoas já faleceram e outras 5 foram diagnosticadas com o vírus Nipah.

continua após publicidade

A medida foi tomada para poder controlar a transmissão e identificar casos. A quarentena foi iniciada nesta terça-feira (12). Este é o 4° surto de Nipah desde 2018, quando 23 pessoas foram infectadas e 21 morreram, enquanto os surtos subsequentes em 2019 e 2021 mataram duas pessoas.

- Clique aqui e leia nossas matérias: TNOnline

continua após publicidade

Nipah:

O Nipah (NiV) é um vírus zoonótico, transmitido de animais para humanos, que pode ser transmitido por alimentos contaminados ou diretamente entre pessoas. O vírus foi identificado em saliva de morcegos, e foi diagnosticado pela primeira vez no ano de 1999 e tem provocado atualmente surtos esporádicos no Sudoeste Asiático, por isso, está em destaque na lista de monitoramento da Organização Mundial da Saúde (OMS) de patógenos com potencial epidêmico.

Os morcegos que comem frutas são os principais reservatórios do vírus. O primeiro surto aconteceu na Malásia, onde homens pegaram o vírus de porcos, outra possível espécie hospedeira, considerada secundária em relação aos morcegos.

continua após publicidade

Segundo a pesquisadora Sarah Gilbert, uma das responsáveis pelo desenvolvimento da vacina de Oxford, contra o covid-19, caso o Nipah evolua o suficiente para disseminação com maior eficiência, como aconteceu com o coronavírus, ele poderá causar uma nova pandemia.

Sintomas:

Em pessoas infectadas o vírus pode causar encefalite (inflamação no cérebro) muito grave, com alto índice de letalidade. O sistema nervoso central é afetado, causando alteração nível de consciência, convulsão, febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Além disso, quadros de pneumonia podem surgir.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Nipah: saiba sobre o vírus mortal com potencial pandêmico"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!