Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Neymar, Romário, Helena: futebol e novela são as maiores inspirações para nomes brasileiros

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Novelas e futebol são as principais influências na escolha dos nomes dos brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em novo site disponibilizado na manhã desta terça-feira, 4, Nomes do Brasil, o instituto revela quais nomes e sobrenomes são mais comuns no País ao longo das décadas. A ferramenta foi atualizada com dados do Censo Demográfico 2022. Maria e José seguem sendo os nomes mais frequentes: são 12 milhões de Marias e mais de 5 milhões de Josés.

O site revela que nomes como Miguel, Helena, Theo e Heitor estão entre os 20 mais comuns entre os nascidos na década atual. E todos eles são nomes recorrentes nas novelas de Manoel Carlos. Helena, por exemplo, é o nome da protagonista do autor em nada menos que dez folhetins. Será que teremos uma geração de Odetes, Solanges e Marias de Fátimas, as protagonistas da recém-encerrada Vale Tudo?

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Outra fonte de inspiração recorrente são os jogadores de futebol. Rivelino, Romário e Neymar surgem com mais frequência de acordo com os períodos de atuação de cada atleta. Praticamente 70% dos Rivelino recenseados nasceram na década de 1970. Para Romário, o auge foram os anos 1990, com 64% dos recenseados. Na década de 2010, nasceram 60% dos Neymar.

O nome masculino da moda mais recente é Enzo, com mais de 400 mil registros no País a partir do início dos anos 2000 e com pico em 2010. As Valentinas já somam quase 200 mil no mesmo período.

No site, o usuário pode buscar, além dos nomes e sobrenomes, várias outras curiosidades, como a popularidade dos nomes por década e localidade, o ranking geográfico, dados históricos e até um mapa-múndi comparando os nomes e sobrenomes mais populares em diversos países.

publicidade

A ferramenta também apresenta curiosidades, como o impacto de personagens marcantes de novelas na escolha dos nomes mais comuns em determinados períodos. Em 2010, última atualização do site, o País registrava 130 mil nomes diferentes.

Os mais comuns eram Maria e José, com mais de 11,7 milhões de Marias e 5,7 milhões de Josés. Outros nomes populares na lista eram Ana, João, Antônio e Francisco. Em 2022, o número de nomes passou a 140 mil. Pela primeira vez, o site registrou os sobrenomes: são mais de 200 mil no País, Silva a frente de todos.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline