O astronauta Chris Cassidy, da Nasa, fez um vídeo a bordo da ISS (Estação Espacial Internacional, da sigla em inglês) antes de voltar para a Terra, onde responde uma das perguntas mais frequentes feitas aos astronautas e as agências espaciais: como é ir ao banheiro no espaço?
O banheiro não é só banheiro na estação espacial. O cômodo é chamado de WHC, sigla em inglês que significa Compartimento de Higiene e Dejetos. O local oferece privacidade e fica bem ao lado do ginásio da estação, exprimido entre a esteira e a máquina de musculação que os astronautas utilizam para evitar perda de músculo durante longas expedições no espaço.
O banheiro tem ainda um vaso sanitário acoplado a um balde de metal, que coleta os dejetos, e um tubo longo que coleta a urina.
Cassidy conta que a vontade aperta do mesmo jeito que na Terra, tanto para o "número 1" quanto para o "número 2". "Você só sente que tem que ir, não se sente nada de diferente porque o fluido pode estar flutuando dentro da bexiga. É exatamente a mesma sensação", conta.
Quando um astronauta precisa ir ao banheiro, ele primeiro deve verificar se o sistema WHC está pronto. Ele só vai estar ok para uso se houver três luzes amarelas em formato de V. Elas garantem que os resíduos líquidos vão para o UPA (algo como unidade processadora de urina, em tradução livre).
Assista:
Luzinhas no lugar, o astronauta precisa então pegar a mangueira com um funil na ponta e girar uma válvula para ligar o sistema. Ao fazer isso, a mangueira cria fluxo de ar capaz de sugar, tal qual o aspirador de pó.
"Quer ser um bom tripulante? Se assegure de passar um papel para limpar o excesso, usar um paninho desinfetante ocasionalmente ou com frequência. Depois, basta apenas desligar a válvula [se for só xixi]", explica o astronauta. Mas se for o número 2, Cassidy diz que é preciso manter a válvula da mangueira aberta.
A pessoa então precisa levantar a tampa do vaso sanitário, sentar da melhor maneira sobre o buraco de cerca de 15 centímetros de diâmetro, que contém um revestimento interno de plástico.
Após isso, é só jogar o papel higiênico dentro do vaso. É preciso tirar o invólucro que prende o saco e empurrá-lo para dentro do buraco, com a ajuda de um bastão de metal que fica do lado da privada. É o mesmo sistema de sucção que evita que a urina saia do funil; ele também funciona para manter todos os dejetos dentro da privada.
Depois é preciso deixar o banheiro pronto para o próximo "visitante". Por isso é preciso pegar um novo forro plástico e o esticar ao redor do orifício do vaso. Aí é só fechar a tampa e válvula da mangueira.
Deixe seu comentário sobre: "Nasa explica como astronautas fazem as necessidades na ISS; Assista"