Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
ESTAÇÃO ESPACIAL

Nasa explica como astronautas fazem as necessidades na ISS; Assista

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Nasa explica como astronautas fazem as necessidades na ISS; Assista
AutorFoto: Reprodução/Nasa

O astronauta Chris Cassidy, da Nasa, fez um vídeo a bordo da ISS (Estação Espacial Internacional, da sigla em inglês) antes de voltar para a Terra, onde responde uma das perguntas mais frequentes feitas aos astronautas e as agências espaciais: como é ir ao banheiro no espaço?

O banheiro não é só banheiro na estação espacial. O cômodo é chamado de WHC, sigla em inglês que significa Compartimento de Higiene e Dejetos. O local oferece privacidade e fica bem ao lado do ginásio da estação, exprimido entre a esteira e a máquina de musculação que os astronautas utilizam para evitar perda de músculo durante longas expedições no espaço.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O banheiro tem ainda um vaso sanitário acoplado a um balde de metal, que coleta os dejetos, e um tubo longo que coleta a urina.

Cassidy conta que a vontade aperta do mesmo jeito que na Terra, tanto para o "número 1" quanto para o "número 2". "Você só sente que tem que ir, não se sente nada de diferente porque o fluido pode estar flutuando dentro da bexiga. É exatamente a mesma sensação", conta.

Quando um astronauta precisa ir ao banheiro, ele primeiro deve verificar se o sistema WHC está pronto. Ele só vai estar ok para uso se houver três luzes amarelas em formato de V. Elas garantem que os resíduos líquidos vão para o UPA (algo como unidade processadora de urina, em tradução livre).

publicidade

Assista:

Luzinhas no lugar, o astronauta precisa então pegar a mangueira com um funil na ponta e girar uma válvula para ligar o sistema. Ao fazer isso, a mangueira cria fluxo de ar capaz de sugar, tal qual o aspirador de pó.

"Quer ser um bom tripulante? Se assegure de passar um papel para limpar o excesso, usar um paninho desinfetante ocasionalmente ou com frequência. Depois, basta apenas desligar a válvula [se for só xixi]", explica o astronauta. Mas se for o número 2, Cassidy diz que é preciso manter a válvula da mangueira aberta.

publicidade

A pessoa então precisa levantar a tampa do vaso sanitário, sentar da melhor maneira sobre o buraco de cerca de 15 centímetros de diâmetro, que contém um revestimento interno de plástico.

Após isso, é só jogar o papel higiênico dentro do vaso. É preciso tirar o invólucro que prende o saco e empurrá-lo para dentro do buraco, com a ajuda de um bastão de metal que fica do lado da privada. É o mesmo sistema de sucção que evita que a urina saia do funil; ele também funciona para manter todos os dejetos dentro da privada.

Depois é preciso deixar o banheiro pronto para o próximo "visitante". Por isso é preciso pegar um novo forro plástico e o esticar ao redor do orifício do vaso. Aí é só fechar a tampa e válvula da mangueira.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline