MAIS LIDAS
VER TODOS

DENÚNCIA

Mulher trans acusa enfermeira por não deixá-la usar banheiro feminino

Tiffany Luiza Macedo de Menezes, de 29 anos, estava acompanhando o avô, internado no Hospital Federal Cardoso Fontes quando fato ocorreu

Da Redação

·
Tiffany Luiza Macedo de Menezes alega que sofreu transfobia
Icone Camera Foto por reprodução/G1
Tiffany Luiza Macedo de Menezes alega que sofreu transfobia
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.10.2023, 17:49:05 Editado em 22.10.2023, 17:49:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma mulher trans afirma ter sido vítima de transfobia dentro do Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Tiffany Luiza Macedo de Menezes, de 29 anos, registrou uma denúncia na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).

continua após publicidade

Ela estava acompanhando o avô, que ficou internado na unidade, e precisou usar o banheiro feminino. Ao sair do banheiro foi abordada por uma enfermeira, que perguntou: “O que você é?”, conforme Tiffany conta.

- LEIA MAIS: Mulher denuncia namorado por agressão em Ivaiporã

continua após publicidade

Tiffany ainda andou pelo corredor com a enfermeira, que continuou com questionamentos invasivos sobre gênero e a levou para uma sala separada.

Segundo reportagem do G1, Tiffany relatou que a enfermeira disse que meninas se incomodam com meninos no banheiro, e vice-versa, e ainda a questionou “qual lei garantiria que ela pudesse usar o feminino”. Ela chegou a dizer que pacientes estariam incomodados com a situação.

“É isso que eu quero, dar essa resposta para a pessoa. Dizer: ‘Olha, ela tem o direito de usar o banheiro feminino. Porque dizem que você entrou porque eu deixei”, disse a mulher.

continua após publicidade

Tiffany disse que é possível ser reconhecida como uma mulher, mas a enfermeira respondeu que “Não, não, infelizmente não”. Pouco tempo depois, Tiffany respondeu: “Então você tem que questionar a assistente social do hospital para tirar essa dúvida, porque eu sou uma mulher trans retificada, com documento. Você me vê com o cabelo grande, uma roupa feminina, e quer me obrigar a usar o banheiro masculino? Eu tenho direito sim de usar o banheiro feminino, como todas as outras mulheres”, completa.

O Grupo pela Vidda tem prestado apoio a Tiffany e pretende sugerir que o hospital faça palestras para conscientizar os funcionários.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Mulher trans acusa enfermeira por não deixá-la usar banheiro feminino"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!